Bauru e grande região

Esportes

Início de testes

Luxemburgo reestreia no Palmeiras com nova zaga e observação de garotos

15/01/2020 - 04h07

Cesar Greco/Fotoarena/AE

Revelação da base palmeirense, Gabriel Veron, de 17 anos, deve iniciar jogo desta noite como titular

Experimento na zaga, novo comandante, chance a garotos e muitas substituições. O Palmeiras terá uma série de testes para realizar nesta quarta-feira (15), às 22h30, em Orlando, no primeiro jogo do time na temporada 2020. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Atlético Nacional, da Colômbia, na primeira de duas partidas que serão disputadas antes da estreia do clube em competições oficiais no ano.

Tanto contra o time colombiano como no sábado (18), diante do New York City, o plano do Palmeiras é fazer várias substituições, observar o máximo de jogadores possível e voltar ao Brasil com mais informações sobre cada uma das opções do elenco. A cerca de uma semana da estreia no Campeonato Paulista, dia 22, contra o Ituano, o time precisa avaliar o quanto os trabalhos da pré-temporada têm sido positivos.

O Palmeiras de 2020 terá como principal mudança a presença de revelações das categorias de base. Oito atletas criados no clube estão na Florida Cup e um deles deve ser titular contra o Atlético Nacional. O atacante Gabriel Veron, de 17 anos, é a grande aposta, porém nomes como os meias Alan e Patrick de Paula também devem ser observados no decorrer da partida.

Na parte tática, o ponto principal é avaliar a nova função de Felipe Melo. O volante deve ser escalado como zagueiro ao lado de Gómez. O objetivo é dar mais qualidade ao time na saída de bola. A mudança coincide com a busca do clube para ter um novo estilo de jogo com menos lançamentos longos e mais velocidade na troca de passes neste ano.

"Quando você traz ele para trás, mais cinco metros ou dez, ele vai deixar de correr 60% do jogo. Ele vai correr só 40%. Com a inteligência, a qualidade e a força física que tem, não tenho dúvida de que ele pode se tornar um grande zagueiro", disse Luxemburgo em entrevista à organização da Florida Cup. "Com a idade que ele tem (36 anos), ele joga de volante. Só que a intensidade do jogo é diferente", comentou.

A equipe vai enfrentar os colombianos enquanto ainda aguarda reforços. A diretoria não anunciou nenhum nome até agora, enquanto vários jogadores já deixaram o elenco. Outros nomes aguardam a definição para assinarem com outras equipes, casos do volante Jean, do meia Guerra e do atacante Deyverson.

ATLÉTICO NACIONAL

O Atlético Nacional chega aos Estados Unidos sem Juan Carlos Osório. Por motivos familiares, o treinador permaneceu na Colômbia. O clube perdeu dois jogadores importantes: o lateral-direito Daniel Bocanegra e o zagueiro e ex-capitão Alexis Henriquez, que deixaram o futebol colombiano.

Troca com Cruzeiro por lateral Orejuela

Ainda no início da temporada de 2020, Palmeiras e Cruzeiro vêm reformulando seus respectivos elencos. Interessado em contar com os serviços do lateral-direito colombiano Orejuela, o time alviverde pode armar uma troca com a equipe de Belo Horizonte. A despeito do rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro, Orejuela fez uma temporada consistente em 2019. No fim do ano passado, o time mineiro comprou metade dos direitos econômicos do colombiano, mas, como precisa aliviar seus gastos, deseja negociá-lo. Em contato com a Rádio Itatiaia, Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, confirmou que vem tratando do assunto com Ocimar Bolicenho, responsável pelo departamento de futebol do Cruzeiro. Ambos estudam quais atletas seriam envolvidos na possível troca por Orejuela.

Ler matéria completa