Bauru e grande região

Esportes

Morre Zoca, irmão de Pelé e ex-Noroeste

Ele morou em Bauru e defendeu a base do Norusca nos anos 50, antes de ir com a família para Santos

26/03/2020 - 11h20

Reprodução

Zoca não deu sequência no futebol e trabalhou com negócios do irmão famoso

Morreu no final da noite de quarta-feira (25), aos 77 anos, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, irmão mais novo de Pelé. Ele lutava contra um câncer de próstata e estava internado no hospital Casa de Saúde de Santos, no Litoral paulista. A informação foi confirmada pela assessoria pessoal do Rei do Futebol e divulgada pelas redes sociais do Santos.

De acordo com o memorialista e jornalista Luciano Dias Pires, Zoca morou toda a infância e adolescência em Bauru, inclusive jogando no juvenil do Esporte Clube Noroeste, em meados da década de 1950.

"Ele residiu boa parte da juventude na rua Sete de Setembro, no Centro (de Bauru), na casa em que Pelé comprou para a família. Zoca tentou seguir os passos do irmão famoso, começou no juvenil do Noroeste, mas depois foi para a cidade de Santos, onde jogou na Portuguesa Santista um breve tempo. Mais para frente, ainda tentou firmar a carreira no Santos de Pelé (nos aspirantes), mas não tinha a mesma qualidade do Rei. Era regular. Não deu continuidade à carreira e seguiu a vida trabalhando nos negócios da família", revela Luciano Dias Pires, que mantinha contato com o amigo por telefone ao longo dos últimos anos.

DESPEDIDA

O velório será realizado na tarde desta quinta-feira (26), no cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos, em cerimônia restrita. Ainda não há confirmação da presença de Pelé, que não costuma participar de velórios e, recentemente, evita aparições públicas por conta de sua saúde. Em março de 2019, não foi ao enterro do ex-companheiro de ataque Coutinho. Na ocasião, alegou compromissos comerciais em São Paulo.

Zoca, que deixa um filho, completaria 78 anos no dia 22 de julho. O Rei do Futebol ainda tem outra irmã, Maria Lúcia Arantes do Nascimento Magalhães.

Ler matéria completa