Bauru e grande região

 
Esportes

Reabertura

Depois de 2 meses fechados, Luso e BTC receberão sócios exclusivamente para caminhada a partir desta sexta

22/05/2020 - 06h00

BTC/Divulgação

Caminhadas no BTC (ao lado) e na Luso (abaixo) estão liberadas nas pistas em torno dos campos de futebol e nos bosques de ambos os clubes

Após dois meses fechados por causa da quarentena imposta para combate à pandemia de coronavírus, a Associação Luso Brasileira de Bauru e o Bauru Tênis Clube (BTC), em entendimento com o governo municipal, reabrem suas portas para os sócios nesta sexta-feira (22). A abertura é exclusiva para a prática de caminhada e, de acordo com as entidades, segue protocolo rígido de segurança e prevenção à Covid-19. Estão vetadas demais atividades e modalidades esportivas no interior dos clubes, que estão alinhados no processo de flexibilização gradativa das atividades. As corridas também estão proibidas.

O decreto municipal de 22 abril especifica as proibições de acordo com atividades e setores. O documento cita que nos clubes, associações e espaços esportivos (públicos e privados) está "proibida a utilização de quaisquer espaços, equipamentos e congêneres, destinados à prática esportiva". O prefeito Clodoaldo Gazzetta conta que a conversa com os representantes dos clubes, nesta semana, gerou uma "tratativa".

"Eles perguntaram se teria algum problema as pessoas entrarem no clube para caminhada. E nós dissemos que não. Caminhar não é atividade esportiva e de contato, é um ato de lazer das pessoas. É algo que já acontece em ruas e avenidas e que, agora, pode ser feito nos clubes", cita o prefeito, dizendo que não entende a medida como flexibilização ou incentivo para que a população saia de casa. "Não liberamos nada, porque isso não estava proibido. É apenas uma interpretação da legislação. A recomendação da prefeitura continua a mesma: as pessoas não devem sair de casa", fecha questão.

REGRAS SANITÁRIAS

BTC e Luso informam que montaram estrutura baseada nas regras sanitárias adotadas por conta da pandemia. O uso de máscara será obrigatório para todos que estiverem nas dependências dos clubes. Além disso, será disponibilizado álcool em gel e todos passarão por medição de temperatura. Aqueles que apresentarem estado febril ou febre, ou seja, temperatura acima de 37 graus, não poderão entrar e serão orientados a procurar uma unidade de saúde. Além disso, os funcionários estarão com equipamentos de proteção individual. 

As diretorias destacam que, conforme o decreto do Estado, está proibida também aglomerações e eventos, mesmo que os encontros sejam familiares. Os sócios serão constantemente orientados a manter cinco metros ou mais de distância uns dos outros. Academias, parques aquáticos e os quiosques permanecerão fechados. O BTC ressalta que recolheu todas as redes das praças esportivas de tênis, beach tênis, vôlei, futebol, futevôlei e futpong.

'Patrimônio sócio'

De acordo com o presidente da Luso, Waldir Meirelles, todas as regras vigentes serão cumpridas a fim de que esse seja o primeiro passo para a reabertura do clube. "Estamos muito felizes em poder reabrir as portas do clube mesmo que de maneira parcial. Nosso maior patrimônio é o associado. Temos certeza que esse é o primeiro passo para retomada da nossa rotina. Contamos com a colaboração de todos para que as regras sejam cumpridas e que possamos sempre zelar pela saúde de todos nós", comentou. A Luso vai funcionar das 6h às 22h.

O presidente do BTC, José Roberto Martins Segalla, comentou que a reabertura é um pedido antigo dos sócios, que são os maiores patrimônios do BTC e co-proprietários da entidade e seus espaços. "Procurada pela direção do clube, a Prefeitura concordou com a interpretação de que o que deve ser restringida no clube são as atividades esportivas e aquelas que possam produzir a reunião de pessoas. Assim, caminhar como simples lazer e oxigenação não precisaria ser impedido, desde que houvesse controle sanitário, como máscaras, álcool gel e álcool 70%, distanciamento entre os caminhantes. E os pets também são bem-vindos", declara. O funcionamento diário do BTC será das 7h às 20h.

 

Ler matéria completa