Bauru e grande região

Esportes

Preocupação

Gustavo Gómez tem lesão diagnosticada e Palmeiras fará avaliação diária

14/01/2021 - 05h00

Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Zagueiro tem lesão na virilha esquerda e pode perder final da Libertadores

Gustavo Gómez realizou exames na manhã desta quarta-feira (13) no Palmeiras e foi diagnosticada uma lesão na virilha esquerda. Ele já iniciou tratamento, mesmo com o grupo tendo recebido folga, e seu caso será avaliado diariamente pelo clube. Não há prazo para o retorno.

O capitão se machucou ainda no primeiro tempo da derrota para o River Plate por 2 a 0, na terça-feira (12), e pediu para ser substituído - Luan entrou no seu lugar. Ele terá duas semanas para se recuperar a tempo de jogar a final da Libertadores contra o Santos, marcada para o dia 30, no Maracanã.

O Palmeiras tem neste momento outros quatro jogadores sob cuidados do departamento médico: Felipe Melo (cirurgia no tornozelo esquerdo), Wesley (cirurgia no joelho esquerdo), Luan Silva (cirurgia no joelho esquerdo) e Gabriel Veron (lesão na coxa esquerda).

Mayke, com Covid-19, está fora, assim como Patrick de Paula, que não enfrentou o River Plate por estar suspenso, mas havia sido diagnosticado com um incômodo na coxa esquerda.

MARATONA

A classificação à final da Libertadores apertou ainda mais o calendário do Palmeiras. Com a decisão marcada para 30 de janeiro, no Maracanã, o time ainda vai entrar em campo mais cinco vezes até lá. Serão duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, sendo realizados em um período de 13 dias.

Numa temporada que ficou quatro meses paralisada em função da pandemia do coronavírus e extrapolou o calendário gregoriano, o desempenho praticamente perfeito do Palmeiras vai esticá-la e ampliar a maratona enfrentada pelo clube. E só após a disputa da final da Libertadores será possível saber quando ela vai acabar

A já histórica temporada 2020 do Palmeiras terminará com 75 ou 77 jogos. O time disputou 16 jogos para vencer o Campeonato Paulista pela primeira vez desde 2008. Ainda fará 11 dos 38 compromissos do Brasileirão, torneio em que está na sexta posição, com 47 pontos, a nove do líder São Paulo, mas com dois jogos a menos.

Na Copa do Brasil, já atuou seis vezes. E enfrentará duas vezes o Grêmio, em decisões que precisaram ser remarcadas para 11 e 17 de fevereiro após a sua classificação à final da Libertadores. Já no torneio continental, o duelo do dia 30, diante de Santos ou Boca Juniors, vai ser o seu 13º na competição.

Se o Palmeiras se classificar ao Mundial de Clubes, a temporada 2020 do clube só terminará com a de 2021 já iniciada. Isso ocorrerá porque a data da decisão da Copa do Brasil vai ser alterada pela CBF para os dias 28 de fevereiro e 7 de março, porque o time atuaria no Mundial em 7 e 11 de fevereiro, no Catar. Nessas eventuais datas para as finais com o Grêmio, o Paulistão 2021 já terá começado - nessas datas-base, o Palmeiras enfrentaria São Caetano e Corinthians, respectivamente.

A classificação do Palmeiras à final da Libertadores já afeta, inclusive, o calendário de outros clubes no Brasileirão. A CBF definiu que a rodada 34 sairá da data-base 7 de fevereiro para a data-base 3 de fevereiro. A rodada 35 sairá da data-base 13 de fevereiro para a data-base 7 de fevereiro e a rodada 36 da data-base 17 de fevereiro para a data-base 13 de fevereiro.

Ler matéria completa