Bauru e grande região

Esportes

No detalhe

Em jogo extremamente equilibrado, Zopone/Gocil perde para Minas no NBB

07/04/2021 - 05h00

Gabriel Costa/Divulgação

O ala/pivô Gabriel Jaú fechou o jogo com duplo-duplo de 14 pontos e dez rebotes

Em partida na qual os times sempre estiveram próximos no placar e que foi decidida nos segundos finais, o Zopone/Gocil perdeu para o Minas por 81 a 79, nesta terça-feira (6), no ginásio da Asceb, em Brasília, em duelo da fase de classificação da edição 2020/21 do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o resultado, o Dragão vê seu objetivo de terminar da fase no G4 mais complicado.

Com 17 vitórias em 27 partidas (62,9% de aproveitamento dos pontos disputados), o Bauru Basket, que ocupa a quinta posição na tabela, precisa agora vencer todos os seus três compromissos restantes e torcer contra o Paulistano, quarto colocado (confira a classificação abaixo nesta página). A próxima partida da equipe bauruense será nesta quinta-feira (8) diante da Unifacisa, às 16h. O Minas encerrou sua jornada nesta fase como vice-líder.

No primeiro quarto do jogo desta terça, o Zopone/Gocil começou pior. O time mineiro se aproveitou do vacilo a abriu nove pontos de frente (12 a 3), com bom aproveitamento principalmente nos chutes do perímetro. Mas o Dragão reagiu a partir da metade da parcial, puxado pelo bom desempenho de Alex Garcia e Dikembe, e foi diminuindo a diferença para fechar somente um ponto atrás, 19 a 18.

O segundo quarto acabou sendo decisivo para o resultado final do duelo. O Zopone/Gocil chegou a diminuir a distância para apenas dois pontos (28 a 26), mas sofreu com a boa defesa imposta pelo time mineiro e o bom aproveitamento coletivo do ataque adversário, que voltou a abrir. No panorama que marcou todo o jogo, mais uma vez o Dragão foi buscar e cortou para apenas um ponto (37 a 36), mas nos instantes finais oscilou e perdeu a parcial por quatro pontos, indo para intervalo em desvantagem de 41 a 36.

No terceiro quarto, o Bauru reagiu e conseguiu impor seu jogo, buscando o empate duas vezes, em 49  e 57 pontos, sem, contudo, conseguir passar à frente. O jogo seguiu muito equilibrado e o Zopone/Gocil ganhou a parcial por dois pontos (25 a 23) e entrou no quarto final somente três atrás no placar.

Os últimos dez minutos foram emocionantes. O time bauruense seguiu sua reação passou à frente em 67 a 66, com Tyrone, em menos dois minutos. A partir daí, o jogo foi disputado ponto a ponto, com empates em 68, 70, 73 e 75 pontos. As equipes chegaram a se alternar em vantagem e a dois minutos do encerramento estavam novamente em igualdade, desta vez em 77 pontos. O time mineiro conseguiu abrir quatro pontos se aproveitando de falhas do Bauru. O Zopone/Gocil insistiu nos chutes de fora e, apesar dos erros do Minas em lances livres, não conseguiu reverter e perdeu por 81 a 79.

"O jogo foi decidido em detalhes, visto que cometemos alguns erros defensivos que foram determinantes para o resultado final. É corrigir isso e buscar a recuperação já no próximo compromisso", comentou o ala/pivô Gabriel Jaú, pela assessoria de imprensa do Dragão.

Ler matéria completa