Bauru e grande região

Esportes

Hoje é Dia de final

Em meio ao caos da pandemia, Palmeiras e Flamengo decidem no Mané Garrincha às 11h deste domingo (11)

por Estadão Conteúdo

11/04/2021 - 05h00

Gledston Tavares /FramePhoto/Folhapress

Luiz Adriano, do Palmeiras, que testou positivo para Covid-19, fica fora da partida deste domingo

Com o calendário dos estaduais norteado por paralisações e desmando de jogos por causa da pandemia, a temporada 2021 do futebol, enfim, vai ter "início" com a disputa da Supercopa do Brasil. Flamengo e Palmeiras se enfrentarão neste domingo (11), às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo único. O torneio, que chega à quarta edição ainda tentando consolidar sua importância, reúne o vencedor do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil 2020. 

Além da importância da conquista, a Supercopa é um importante aporte financeiro nesses tempos de ausência de receitas de bilheteria pelo fato de os jogos não terem público. O campeão recebe da CBF R$ 5 milhões enquanto o vice embolsa menos da metade (R$ 2 milhões)

Atual vencedor da Copa Libertadores, o Palmeiras tem uma pequena maratona de jogos decisivos envolvendo, além da taça em disputa em Brasília, o título da Recopa Sul-Americana. Após triunfar no jogo de ida em Buenos Aires por 2 a 1, os palmeirenses fazem o confronto de volta na próxima quarta-feira, também em Brasília, diante do Defensa Y Justicia, com a vantagem do empate para ser campeão.

Diferentemente da Recopa Sul-americana, a Supercopa é em jogo único e o técnico Abel Ferreira entende que toda cautela é necessária para evitar erros que facilitem a vida do rival. Assim, com a paralisação do Campeonato Paulista, a comissão técnica se planejou para trabalhar em duas frentes: ajustar o time taticamente e deixar o preparo físico em dia a fim de chegar embalado diante dos cariocas. O grupo principal chegou a ter férias após o término do Brasileiro, mas o foco na primeira decisão do ano foi a prioridade da última semana.

O desfalque certo é Luiz Adriano. O jogador testou positivo para Covid-19, ficou fora da partida contra o Defensa Y Justicia e também não encara o Flamengo. A tendência é que Abel Ferreira mantenha a base do time que jogou na Argentina. Como ele conseguiu trocar todas as peças de meio-campo, o desgaste não deverá ser problema para a partida deste domingo. Assim a tendência é que ele tenha Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga em boas condições físicas para iniciar a partida.

FLAMENGO

O Flamengo vem embalado pelas últimas duas atuações no Campeonato Carioca. A partir do jogo contra o Bangu, o técnico Rogério Ceni passou a utilizar o time principal e o resultado agradou ao comandante. Na soma dos placares (3 a 0 e 5 a 1), o time rubro-negro fez oito gols e mostrou um bom poder ofensivo. Apesar do desempenho, treinador disse que a cautela é sempre importante em jogos decisivos. "Difícil de analisar pela diferença de nível de competição. Fomos melhores do que último jogo, teve mais intensidade e mais chances de gols. O que vejo é um aumento significativo da parte física", disse o treinador, que não deve ter desfalques para a primeira decisão do ano.

Ler matéria completa