Bauru

Esportes

Ex-aluno da Unesp Botucatu é um dos responsáveis pelos gramados do torneio

Dentre os estudantes que integraram o grupo de pesquisa Unesp Grass, está João Paulo Jacob Limpo de Abreu

19/06/2021 - 05h00

Divulgação

Abreu é responsável pelo estádio e centros treinamento da sede de Cuiabá

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, tem desenvolvido atividades de pesquisa e formação de recursos humanos na área de gramados, com enfoque tanto na produção, implantação e manutenção de tapetes de gramas, como também na área de gramados esportivos. Dentre os estudantes que integraram o grupo de pesquisa Unesp Grass, está João Paulo Jacob Limpo de Abreu, membro da equipe que prepara os gramados dos estádios que estão sendo utilizados na Copa América 2021. Abreu foi escolhido por Maristela Kuhn, agrônoma-chefe da Conmebol, para ser o engenheiro agrônomo responsável pelo estádio e centros treinamento da sede de Cuiabá, que recebe cinco jogos da competição.

Abreu conheceu o grupo Unesp Grass por meio do professor Roberto Lyra Villas-Bôas, do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da FCA, que já liderava o grupo há alguns anos. "Foi participando do Unesp Grass que tive o primeiro contato com o que se tornaria uma das maiores paixões da minha vida: o manejo de gramados. Participei da organização do VII SIGRA (Simpósio de Gramados), onde tive o contato com grandes profissionais da área e tomei a decisão de ampliar ainda mais minha visão sobre grama, quando fui me aperfeiçoar na New Mexico State University, nos Estados Unidos", relata.

De volta ao Brasil, Abreu trabalhou com gramados de grandes estádios como Arena Corinthians, Allianz Parque, Vila Belmiro, Pacaembu, Morumbi, dentre outros. "Foi também durante esse período que tive a oportunidade de trabalhar na Copa América 2019, em São Paulo, e na Copa do Mundo sub-17, em Goiânia, pela Fifa. Agora meu desafio é a Copa América 2021".

Ler matéria completa