Bauru e grande região

Geral

Estudantes de escola pública são premiados em olimpíada brasileira

por Da Redação

22/01/2013 - 01h00

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Presidente Tancredo Neves, localizado na Vila Falcão, em Bauru, se destacou esse ano com 11 medalhas na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Os onze vencedores, com idade de 20 a mais de 60 anos, conquistaram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Deles, três foram convidados para participar de duas Olimpíadas Internacionais.

Um deles foi Pedro de Carvalho, que ganhou medalha de prata, mas infelizmente não poderá participar das olimpíadas internacionais por ter passado a idade máxima. Com 54 anos, casado e pai de dois filhos, Pedro sonhava em ser astronauta quando criança. “Me sinto muito orgulhoso pelo resultado e pela medalha. Foi um estudo prazeroso, já que meu sonho de criança era ver a lua, flutuar, essas coisas me fascinam até hoje”, conta.

Os estudantes do ensino fundamental e médio do Ceeja tiveram aulas específicas de astronomia, astronáutica e energia durante dois meses e realizaram a prova nacional que premia os candidatos em maio.

“Trabalhamos a fundo com mais de 3 mil estudantes durante dois meses. Interessados, todos se empenharam e por isso tivemos esse resultado que orgulha muito nossa escola”, diz a professora Marisa Simonelli. Com o resultado positivo, os vencedores, famílias, participantes e professores tiveram um coquetel onde houve a entrega das medalhas e certificado para os 11 alunos e professores.