Bauru e grande região

Geral

Maquiagem de crianças para o Carnaval precisa de produtos especiais

Veja dicas de como preparar os pequenos para o Carnaval sem colocar a saúde em risco

por Da Redação JCNet

05/02/2013 - 14h30

Além das variadas fantasias, as crianças também podem aproveitar o Carnaval com os rostos maquiados e preparados para representar com perfeição personagens como bailarinas, heróis, odaliscas, gatinhos e piratas.

Segundo Ricardo Cabral, docente do curso Maquiagem do Senac Bauru, hoje existem no mercado diversas marcas destinadas à maquiagem infantil. Além das cores alegres, oferecem segurança à pele dos meninos e meninas. “São produtos feitos à base de água e dermatologicamente testados antes de serem oferecidos para venda nas lojas de cosméticos e papelarias.

Também são vendidos em dois formatos: cremosos ou em Lápis Jumbo”, afirma ele.

O docente recomenda que os pais não esqueçam na hora de preparar os filhos pequenos para o Carnaval, que as tintas especiais para maquiagem infantil não devem nunca ser substituídas por outros produtos, como guache. “Produtos que não são fabricados especialmente para a pele das crianças podem causar irritação alérgica e até queimaduras. Aí, a alegria carnavalesca corre o risco de virar um problema de saúde, dor e tristeza”, alerta o docente.

Por isso, na hora de fazer a aplicação, mesmo com os produtos especiais aprovados pelo Ministério da Saúde, é preciso tomar alguns cuidados. A maquiagem não deve ser aplicada muito próxima à região dos olhos e da boca. Caso a pele da criança apresente sinais de irritação, pinicação ou coceira, o produto deve ser retirado imediatamente com água. Também é importante prestar atenção na escolha dos pincéis que serão usados. Eles devem ter cerdas macias. Uma boa dica é dar preferência para os pincéis de cerdas naturais. “Não utilize os pincéis de uso em tecido, pois as fibras rígidas podem arranhar o rosto da criança”, ressalta o docente.

De cara pintada

Escolhido o produto adequado, na hora da maquiagem é só usar a criatividade. Os desenhos que costumam ser escolhidos pelas crianças em conjunto com os pais são dos mais diversos tipos.

Quem resiste a um menino caracterizado como Homem Aranha, Batman ou algum alienígena do Ben 10, por exemplo? Já para as meninas, desenhos de flores, borboletas e corações no rosto dão um charme especial aos dias de fantasia.

Depois da folia, o produto precisa ser retirado com água e sabonete. Caso seja necessário, a remoção pode ser feita com sabonetes especiais para o rosto.

Curso na área

Para as pessoas que têm interesse em saber mais sobre técnicas de maquiagem, o Senac Bauru oferece o curso Maquiador.  A programação, que possui 160 horas de duração, capacita o interessado a realizar maquiagens com conceitos de arte, moda, estilo e beleza para eventos sociais, fotos, passarela, televisão e cinema. Mais informações pelo endereço eletrônico www.sp.senac.br/bauru.