Bauru e grande região

Geral

Começa a castração gratuita em duas clínicas de Bauru

Ambas estão habilitadas para realizar esterilização em cães e gatos de famílias carentes; Markinho da Diversidade deu início às discussões

por Vinicius Lousada

09/03/2016 - 07h00

João Rosan/JC Imagens
Markinho deu início às discussões, que culminaram na criação da política pública

Após muitas tentativas frustradas, o programa de castração gratuita em cães e gatos começa a sair do papel. Duas clínicas veterinárias particulares já estão aptas para realizar os procedimentos por meio de convênio firmado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): a Puppy’s e a Pêlos & Penas. Outros estabelecimentos ainda podem se cadastrar ao longo do ano.

Podem reivindicar a esterilização animal as famílias de baixa renda, assistidas ou não pelo programa Bolsa Família.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência com documentos pessoais, comprovante de renda e Número de Identificação Social (NIS).

Caberá à Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) analisar se há o enquadramento com as normas do programa. Em caso positivo, a Semma entrará em contato, passando o telefone e o endereço da clínica onde serão realizados os procedimentos de castração e também a aplicação do chip de identificação nos animais.

Líder do governo na Câmara Municipal, Markinho da Diversidade (PMDB) comemorou o início do Programa de Controle Ético da População Canina e Felina do Município de Bauru durante a sessão legislativa da última segunda-feira (7).

“É o resultado de uma luta de três anos, que teve início com uma audiência pública, demonstrando o tamanho do problema. Unimos forças e aprovamos uma lei que autorizou a criação dessa política permanente, cujas atividades devem começar já nos próximos dias”, afirmou.

Ampliação

Markinho da Diversidade espera que mais clínicas se cadastrem junto à prefeitura para que o programa obtenha o êxito esperado. “Existe verba reservada para essa finalidade. Quanto mais estabelecimentos parceiros, maior será o alcance”, observou. O credenciamento de novas clínicas ou hospitais veterinários de Bauru estará aberto durante todo o ano. As empresas interessadas devem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, que fica na avenida Alfredo Maia, quadra,  ou obter informações pelo telefone 3234-6849.