Bauru e grande região

Geral

Caminhada pela Vida volta às ruas e pede aparelho de ponta

por Cinthia Milanez

10/03/2016 - 07h00

Alex Mita/JC Imagens
Evento de combate ao câncer de mama ocorre domingo (13); ONG Amigas do Peito quer instalação de equipamento de radioterapia

Uma reivindicação antiga da ONG Amigas do Peito voltará a tomar conta da Getúlio Vargas neste domingo (13) na 9.ª edição da Caminhada pela Vida: a instalação de um aparelho de radioterapia acelerador linear no Hospital Estadual de Bauru (HEB). Hoje, alguns pacientes diagnosticados com câncer de mama têm de viajar a Botucatu, Jaú ou Marília para ter acesso ao equipamento, considerado de ponta.

É o que revela a presidente da entidade, Clara Vasconcelos. Segundo ela, o município possui um aparelho para esse tipo de tratamento, mas está obsoleto. Diante disso, as mulheres que têm de se submeter à terapia são obrigadas a suportar o cansaço da viagem, não bastando a indisposição causada pela doença. “Estamos brigando pelo aparelho de ponta há quatro anos”, acrescenta.

Em nota, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), que administra o HEB, esclarece que o hospital foi contemplado com um dos 80 aceleradores lineares anunciados pelo Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2012. O projeto prevê também a realização de uma obra para acomodá-lo.

Desde o anúncio do plano, o HEB ficou à disposição para oferecer informações técnicas e colaborar com os projetos. Segundo a Famesp, a última atualização se deu em outubro do ano passado, quando uma equipe do hospital esteve em Brasília para se reunir com técnicos do Ministério. Na ocasião, a previsão informada do início das obras era para outubro de 2016 e, por isso, o aparelho começaria a funcionar só no ano que vem.

Contudo, há novidades nesse sentido, ao menos, de forma provisória. Os pacientes do SUS se beneficiarão da reforma do Hospital Manoel de Abreu e terão acesso ao acelerador linear de uma clínica particular (leia mais abaixo). Quanto à instalação definitiva do aparelho em Bauru, a assessoria do Ministério da Saúde reforça que a previsão de início das obras é para outubro.

Caminhada

Com o objetivo de conscientizar a população acerca do câncer de mama, a 9.ª Caminhada pela Vida ocorrerá neste domingo (13), com saída da Praça Portugal. O indicado é chegar por volta das 8h30, para receber o kit de brindes e entregar, se possível, os alimentos solicitados pela ONG Amigas do Peito. Arroz, feijão, leite integral em pó, macarrão, achocolatado e óleo serão doados a seis entidades assistenciais de Bauru.

Já suco concentrado, sustagem e fraldas geriátricas dos tamanhos G e GG serão destinados aos pacientes do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú.  Além disso, a organização pede a doação de lenços, que serão distribuídos em hospitais pela ONG. Quem doar qualquer um desses itens, participará de um sorteio de sete bicicletas. O concurso ocorrerá no final da caminhada, que deverá receber até 5 mil pessoas.

O evento contará também com o apoio das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), cujos professores e alunos dos cursos de educação física, biomedicina, enfermagem, farmácia e nutrição prestarão serviços gratuitos a quem estiver interessado. Haverá dosagem de glicemia e tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, entre outros, em tendas montadas na Praça Portugal.

Conquista provisória

Segundo a Famesp, os pacientes do SUS irão se beneficiar com as adaptações do Manoel de Abreu. Lá, as atividades de radioterapia serão encerradas a partir do dia 12 de março, mas o Departamento Regional de Saúde (DRS-6) licitou uma clínica particular para atender a demanda. Acontece que o local possui o aparelho de ponta tão requisitado pelos pacientes, que terão acesso a ele até o encerramento das obras no local.

Serviço

A 9.ª Caminhada pela Vida ocorrerá no dia 13 de março, a partir das 9h, com saída da Praça Portugal. Para participar, basta realizar a inscrição em qualquer uma das lojas Roth, cujos endereços poderão ser obtidos através do https://www.amigasdopeito.com ou da página Grupo Amigas do Peito no Facebook.