Bauru e grande região

Geral

USP realiza atividades em abril para comemorar o Dia Mundial da Voz

Data é celebrada no dia 16 de abril, mas cronograma de ações já começou

12/04/2016 - 06h30


 

Divulgação
Maçã colabora para voz ‘saudável’; uma das ações é a distribuição da fruta

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) realiza neste mês a Campanha Nacional da Voz 2016 com o slogan “Seja Amigo da sua Voz!”. O tema central do evento será “Minha voz, minha identidade”. Em comemoração à data, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) vai realizar diversas ações durante o mês.

A campanha celebra o “Dia Mundial da Voz”, comemorado no dia 16 de abril. A comemoração da data teve início no Brasil em 1999 e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Em Bauru, a Campanha da Voz FOB-USP 2016 tem a coordenação das professoras Maria Aparecida Miranda de Paula Machado e Lídia Teles, ambas do Departamento de Fonoaudiologia. Entre as atividades, há palestras, campanhas em empresas, passeata no Calçadão, oficinas de voz a locutores e cantores, ações pelo câmpus, aula especial, almoço musical, entre outros.

No sábado (16), ocorre ainda uma grande ação no Bauru Shopping. Das 11h às 20h, a data será comemorada com a apresentação de corais infantis, juvenis, adultos, e cantores de Bauru e região, além de um contador de histórias da Companhia Farnel de São Paulo.

Também estarão presentes professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação em fonoaudiologia para a distribuição de água, maçãs e folderes sobre os cuidados com a voz e orientação sobre saúde vocal. As atividades são coordenadas pelas professoras Maria Aparecida Machado e Lídia Teles.

O objetivo da SBFa é sensibilizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como conscientizar quanto aos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Serviço

A programação completa das atividades da Semana da Voz da FOB/USP pode ser conferida no site https://www.ccb.usp.br.