Bauru e grande região

Geral

Sobre 4 rodas, família de Bauru inicia volta ao mundo

A bordo de Land Rover adaptada, Bruno, Geisa e a pequena Beatriz, de 2 anos, embarcaram na expedição Colorindo o Mapa

por Marcus Liborio

22/01/2017 - 07h00

Fotos: Divulgação
Família reunida em expedição ‘Colorindo o Mapa’: Bruno, Geisa e a filha do casal Beatriz, de apenas 2 anos de idade

Largar tudo e encarar uma volta ao mundo sobre quatro rodas. A iniciativa não é tão comum tendo em vista que o casal incluiu a filha de apenas dois anos na aventura. “Quero que ela cresça entendendo as diferentes culturas e aceite as diversidades de forma natural”, revela o desenvolvedor de sistemas para a web, Bruno Henrique Gonçalves Lopes, 33 anos.

A bordo de um Land Rover Defender 110, devidamente adaptada para oferecer o conforto de uma casa, Bruno, a esposa Geisa Bandil Lopes, 34, e a pequena Beatriz embarcaram, no último dia de Natal, para a expedição “Colorindo o Mapa”, que percorrerá cerca de 140 mil quilômetros, passado por até 80 países, em quatro anos de expedição. “Nossa filha adora pintar. Daremos mapas para ela colorir durante as viagens”, explica o pai, sobre o nome do projeto.

A família vivia em Bauru, mas entregou o imóvel em agosto, quando os planos para a aventura tomaram proporções maiores. No entanto, esta não é a primeira tentativa do casal, que morou 10 anos nos Estados Unidos, época em que Geisa chegou a engravidar, mas, infelizmente, acabou perdendo o bebê.

“Depois disso, tentamos novamente a gravidez durante uns dois anos e meio, sem sucesso. Retornamos ao Brasil e surgiu a ideia de um ‘mochilão’ pela América do Sul. Iniciamos a aventura, entre 2013 e 2014, mas tivemos que interrompê-la porque a minha esposa descobriu que estava grávida novamente”, contou Bruno.

Beatriz nasceu, mas o sonho de rodar o mundo continuou. Agora que ela está com dois anos, o casal decidiu retomar a expedição. “Mas, como estamos com uma criança, mudamos os planos para uma viagem de carro. Além de ser um desejo antigo nosso, é uma forma de mostrar que é possível dar a volta ao mundo com a filha pequena à bordo”, brinca.

‘CASA MÓVEL’

Para entrar de cabeça na aventura, os dois adquiriram a Land Rover, que os acompanhará por todo percurso. Visando o conforto da família, Bruno conta que ele mesmo realizou adaptações no veículo. “Desmontei ele por dentro inteiro, lavei a estrutura e fiz um isolamento térmico e acústico. Usei feltro, manta aluminizada, manta asfáltica”, discrimina.

O utilitário possui ainda fogão, geladeira e até barraca de teto. “Quando tivermos que viajar de um continente para o outro, despacharemos o veículo em um navio até o nosso próximo destino, e faremos a viagem de avião”, ressalta Bruno, que iniciou o trajeto por Ponta Grossa (PR), onde residem os pais de Geisa.

Na sequência, seguiram para Prudentópolis (PR), Foz do Iguaçu (PR), Argentina (no último dia 17, estavam em Buenos Aires) e partirão para Uruguai, passando, depois, ainda por países como Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia, entre outras tantas nações durante os quatro anos de expedição (confira trajeto no mapa abaixo).

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Bruno revela que possui dinheiro para um ano de viagem e que, para garantir o restante da aventura, pretende trabalhar. “Vou continuar desenvolvendo sistemas para a web, entre uma viagem e outra”, diz.

Além da atuação profissional, uma das metas da família é prestar trabalho voluntário durante a expedição. “A ideia é se engajar em igrejas, orfanatos, escolas”, projeta.

SERVIÇO

Quem quiser acompanhar os passos da aventura, é só acessar a página https://www.facebook.com/ColorindoMapa.