Bauru e grande região

Geral

Manual da USP adota expressão "Bem-vindxs"

10/02/2017 - 07h00

Reprodução
A abertura do manual do candidato com a expressão ‘bem vindxs’: linguagem neutra para incluir identidades de gênero

O Manual do Calouro 2017 da USP, disponível em versão online, conforme divulgado nesta semana pela assessoria da instituição em bauru, é aberto com a frase “Bem-vindxs à USP!” - com “x” no lugar do “o”.

O próprio manual explica: “A linguagem neutra foi utilizada aqui para incluir todas as identidades de gênero e reforçar o combate a estereótipos nesta mensagem voltada a todos os alunos e alunas da USP”. Sobre o restante do conteúdo, justificar que “por questões de acessibilidade, [a frase] não é adotada no restante do texto”.

Os editores informam que, mesmo aqueles que já conhecem a universidade, irão se beneficiar do manual. “São vários os procedimentos que envolvem a vida acadêmica”.

A iniciativa de criação o Manual de Calouros da USP partiu da Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), órgão responsável pela publicação do Jornal da USP.

SERVIÇO

O Manual do Calouro 2017 da USP é disponibilizado na versão online e já pode ser acessado neste endereço: https://www.usp.br/manualdocalouro/