Bauru e grande região

Geral

Arraiá Aéreo: Esquadrilha volta a Bauru

Evento do Astronauta Marcos Pontes e Prefeitura de Bauru será realizado em junho e terá retorno da Esquadrilha da Fumaça à cidade após 7 anos

por Tisa Moraes

17/05/2017 - 07h00

João Rosan/JC Imagens
O capitão Nilson Gasparelo é o primeiro piloto bauruense a integrar a Esquadrilha
Samantha Ciuffa
Pontes: "O objetivo do evento é inspirar as novas gerações"

Depois de sete anos, a Esquadrilha da Fumaça voltará a Bauru para se apresentar no 3.º Arraiá Aéreo, evento gratuito que será promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e Prefeitura de Bauru, em parceria com o Jornal da Cidade e diversas organizações e empresas, em 10 e 11 de junho. Nos dois dias, são esperadas cerca de 80 mil pessoas no Aeroclube, que sediará diversas atrações.

Para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá presenciar ao menos duas grandes novidades. Uma delas é a presença do capitão Nilson Gasparelo, primeiro piloto bauruense a integrar a equipe de aviadores.

"Ele está há pouco mais de três anos conosco e esta será sua primeira demonstração na cidade", conta o major Ubirajara Pereira Costa Junior, um dos pilotos da Esquadrilha, que esteve ontem em Bauru em missão precursora para definir os últimos detalhes sobre o evento.

Também inédita será a apresentação da equipe em Bauru com o uso de aviões A-29 Super Tucano, que atinge mais de 500 quilômetros por hora. Até 2012, o esquadrão realizava performances com aeronaves menos velozes, modelo T-27 Tucano. "Será a primeira vez em que a Fumaça participará do Arraiá e o público de Bauru e região pode aguardar um grande espetáculo".

A demonstração, contudo, será apenas uma das inúmeras atrações da feira de aviação, que celebra o 11.º aniversário da Missão Centenário, que levou Marcos Pontes, pela primeira vez, ao espaço. "O objetivo é inspirar as novas gerações para a ciência e tecnologia. É despertar nestes jovens o desejo de seguir carreira nestas áreas", revela o astronauta.

CONHECIMENTO

As pessoas que comparecerem ao Aeroclube terão a oportunidade de conferir de perto o universo da aeronáutica, da robótica e da aviação, além de participarem de oficinas de tecnologia e até construírem seus próprios foguetes. "Também teremos o que chamamos de carreiras em foco, em que profissionais de diversas áreas falarão sobre as carreiras em um auditório montado dentro de uma carreta", detalha Pontes.

Fotos: Samantha Ciuffa
Major Ubirajara: "O público pode aguardar um grande espetáculo"
Nessa terça (16), avião A-29 Super Tucano, da Esquadrilha, esteve no Aeroclube; aeronave atinge mais de 500 quilômetros por hora

REVOADA

De acordo com ele, o Arraiá também contará com revoada de aviões da Escola de Aviação Civil (EJ), performances de aviões civis da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro) e jatos da Marinha, paraquedistas, aeromodelos e drones. O público poderá, ainda, passear em balões de ar quente e ver de perto helicópteros e carros de combate do Exército.

Haverá, também, comercialização de comidas juninas e apresentações musicais de grupos da região, do Coral Astropontes, Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea Brasileira, Banda da Polícia Militar, Banda Sinfônica Municipal, Banda do Senai de Bauru e das cantoras Luciana Pires e Lu Nóbrega. "Do lado de fora do Aeroclube, teremos exposição de carros antigos e motos. Será um evento para entreter toda a família durante um dia inteiro", completa.

Fumaça e espetáculo

Fundada há 65 anos, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta, atualmente, com sete aeronaves A-29 Super Tucano. A expectativa, se o tempo estiver seco, é de que a demonstração em Bauru dure cerca de 45 minutos.

O Arraiá Aéreo será realizado no dia 10 de junho, das 14h às 21h, e no dia 11, das 9h às 18h. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem para que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais de Bauru e região.