Bauru e grande região

Geral

Coronel lança livro nesta terça-feira sobre gestão de pessoas e superação de desafios

Obra usa grande operação policial para tratar sobre diversos temas

por Marcele Tonelli

28/11/2017 - 07h00

Aceituno Jr.
Coronel Manoel Messias Mello: “O livro é uma lição de confiança, resiliência e determinação consigo mesmo”

Técnica, experiência e equilíbrio são as três regras básicas quando o assunto é gestão de pessoas. Agora, imagine como seria coordenar mais de 2 mil homens, entre policiais militares, oficiais de justiça e agentes públicos em uma operação extremamente delicada. Esta é a experiência relatada nas 256 páginas do livro "Simbiose com você mesmo: como vencer desafios", de autoria do bauruense e coronel da Polícia Militar aposentado Manoel Messias Mello, que comandou a reintegração de posse conhecida como Pinheirinhos. A obra será lançada nesta terça-feira (28), às 19h30, na Instituição Toledo de Ensino (ITE).

Em paralelo com detalhes da operação, realizada em 2012, em São José dos Campos, o coronel explica no livro como buscou no cognitivo as técnicas de planejamento estratégico, de gestão estratégica e de como elaborou planos de ação, comunicação estratégica e sincronismo para cumprir o desafio. Situações que consideraram ainda fatores humanos como o equilíbrio comportamental, mental e emocional para lidar com os problema antes, durante e depois da operação.

"Considero como um case de sucesso, porque não houve nenhuma vítima. Todas as acusações, nesse sentido, que foram feitas na Justiça, caíram por terra. Hoje, essas pessoas moram em condomínios do Minha Casa Minha Vida lá", comenta o coronel Messias.

A reintegração do Pinheirinhos envolveu 7 mil famílias e ficou conhecida como uma das maiores do tipo na América Latina. Além das tomadas de decisões, o autor também cita na obra a chuva de críticas que recebeu posteriormente e como lidou com o fato. "É como um processo de realimentação dentro da gestão. O que aprendemos e como não repetir. O livro é uma lição de confiança, resiliência e determinação consigo mesmo para enfrentar os desafios cotidianos", reforça.

Formado em direito pela ITE, o coronel é doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Ele iniciou sua carreira na PM em 1980 e aposentou-se em abril de 2012. Atua, hoje, como consultor de empresas e palestrante.

SERVIÇO

O lançamento do livro ocorre às 19h30 na ITE (Praça 9 de Julho, 1-51, Vila Pacífico). A entrada é gratuita.