Bauru e grande região

Geral

Palavras para remexer com as emoções

Em seu primeiro livro, Vilma Serraipa Leite propõe uma reflexão leve e bem-humorada sobre a vida; obra será lançada amanhã em Bauru

por Ana Beatriz Garcia

04/04/2018 - 07h00

Samantha Ciuffa
Vilma sobre o seu livro: "Acredito que os jovens também vão gostar por conta da forma leve e bem-humorada com que escrevo"

Com um jeitinho simples de contar as coisas, quase como em um bate-papo sobre as experiências do cotidiano, o livro autoajuda "Mexendo e remexendo com a vida" propõe uma reflexão sobre as emoções. Aos 66 anos, a aposentada e, agora, escritora Vilma Serraipa Leite lançará amanhã sua primeira obra, pela editora Canal 6, que provém de diversos textos antigos.

"Em um período difícil da minha vida, quando perdi meu marido e me aposentei, acabei me sentindo sozinha e comecei a escrever sobre várias coisas. Meu filho leu esses textos e perguntou por que eu não os publicava. Eu não queria, no início, porque eram coisas muito pessoais, mas passamos um filtro no que era mais íntimo e fizemos um apanhado, que virou o livro. São histórias de 4 ou 5 anos atrás", revela.

JOVIAL

O debute da autora se dá em uma linguagem que, segundo Vilma, aproxima-se muito do público jovem. A identidade visual também entrega a aparência jovial do trabalho.

"Eu me identifico muito com os jovens e os adolescentes, gosto de falar com eles e acredito que eles também vão gostar por conta da forma leve e bem-humorada com que escrevo", afirma.

"O livro não tem início, meio e fim, até porque jovens costumam não gostar de leituras muito longas. Por isso, está dividido em tópicos, que apresentam os temas de forma independente", completa.

INFLUÊNCIAS

O hábito de transformar as emoções em palavras é antigo na vida de Vilma, que, desde os 10 anos, já escrevia seus primeiros textos. "Sempre gostei muito de ler e escrever, ainda tenho material para outros livros, mas já estou bastante feliz por este primeiro".

Com o passar dos anos, a autora se formou em Psicologia e afirma que algumas pitadas do tema também estão presentes na obra. "Minha vivência, a formação em Psicologia e até a minha religião espírita são sentidas no livro. Mas, basicamente, é um material que mostra como eu vejo as emoções nas pessoas, como elas reagem, como se portam e propõe essa remexida na vida de quem lê", conclui a autora.

Lançamento

A obra será lançada amanhã, a partir das 19h, no Lapa Chopp, que fica na rua Antônio Alves, 28-10, na Vila Universitária. O livro vai ser vendido no local ao valor de R$ 30,00. Depois, ficará disponível no site da Editora Canal 6, que é o https://www.canal6livraria.com.br.