Bauru e grande região

Geral

Em Bauru, Super Tucano faz voo preparatório para o Arraiá Aéreo

Aeronave da Esquadrilha da Fumaça é presença confirmada no evento, encabeçado pelo astronauta Marcos Pontes no Aeroclube e que ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho

por Marcele Tonelli

08/05/2018 - 16h25

Samantha Ciuffa
Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube

Quem olhou para o céu de Bauru na Zona Sul, por volta das 14h15 dessa terça-feira (8), com certeza viu - ou ouviu - os rasantes do avião A-29 Super Tucano. A aeronave, pilotada pelo major da Força Aérea Brasileira Cleryson Wander Teixeira, compõe revoada da Esquadrilha da Fumaça e esteve na cidade para uma missão de reconhecimento, que dará as coordenadas para o show de acrobacias programado para 10 de junho, segundo dia do Arraiá Aéreo.

Realizado no Aeroclube de Bauru pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e pela prefeitura, o evento chega a sua 5.ª edição e conta com parceria do Jornal da Cidade e diversas organizações e empresas. A expectativa é de reunir até 100 mil pessoas nos dias de Arraiá (9 e 10 de junho).

Uma das principais atrações confirmadas para esta edição é justamente a apresentação dos sete aviões da Esquadrilha da Fumaça, que deve ocorrer entre 16h e 17h do domingo.

Samantha Ciuffa
Wander Teixeira: precursor

"Sou o oficial precursor, minha missão aqui é realizar passagens baixas com o avião para o reconhecimento da área. Verifico, por exemplo, se há novas edificações no espaço que utilizamos ou antenas de rádio, que podem causar interferência no dia da apresentação", explica o major Wander Teixeira. "Também verifico quais os melhores eixos para que o público enxergue bem o espetáculo", completa.

500 KM POR HORA

O A-29 Super Tucano atinge mais de 500 quilômetros por hora. A expectativa, se o tempo estiver bom, é de que o show aéreo dure cerca de 40 minutos. "Realizamos 55 acrobacias normalmente. E chegamos a uma altura mínima de 60 metros do chão", detalha o major e piloto.

Samantha Ciuffa
Thomassian: grandiosidade

Na manhã desta quarta-feira (9), ele realizará mais algumas passagens baixas nas imediações do Aeroclube antes de seguir viagem de volta a Pirassununga, sede da Esquadrilha da Fumaça. A missão tem apoio do capitão Fabiano Thomassian, subcomandante do Águia em Bauru e também membro da comissão organizadora do evento.

"Dificilmente a Esquadrilha faz apresentações por dois anos seguintes na mesma cidade, mas, pela grandiosidade do evento em Bauru, eles têm aceitado o convite", detalha Thomassian.

SURPRESA

Edson Mitsuya, diretor de operações da Fundação Astronauta Marcos Pontes, diz que, nesta edição, haverá novidades no show, com intuito de tornar ainda mais especial a passagem épica e histórica do voo da Esquadrilha realizado junto à réplica do 14 Bis. "Para este ano, o público pode esperar mais surpresas", fecha a questão, sem dar mais pistas.

Samantha Ciuffa
Edson Mitsuya: surpresas

Outra apresentação aérea confirmada é a passagem do Jato L-39, avião de treinamento avançado desenvolvido pela antiga Checoslováquia, na década de 60, e que virá de Itápolis para Bauru no sábado.

SERVIÇO

O Arraiá Aéreo será realizado no dia 9 de junho, das 14h às 20h, e no dia 10, das 9h às 19h. A entrada será franqueada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado para entidades assistenciais de Bauru e região. Sem o alimento, será cobrado R$ 5,00 para crianças com até 12 anos e R$ 10,00 para adultos. Crianças de colo têm entrada livre. O valor será revertido em ações sociais da Fundação Astropontes.

Outras atrações e novidades

Edson Mitsuya lembra que o evento também terá inúmeras atrações em solo, como as carretas com oficinas, demonstrações e palestras nas áreas de ciência e tecnologia. "Para comodidade do público, teremos quatro entradas e saídas para o evento neste ano. E estamos em negociação para terceirizar um estacionamento nos limites do próprio Aeroclube, para que haja fluxo normal no trânsito nas imediações".