Bauru e grande região

Geral

Dia Nacional de Adotar um Animal incentiva adoção responsável

03/10/2018 - 18h45

Dia 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Adotar um Animal. A data foi criada no ano 2000 e tem como objetivo incentivar a adoção responsável, principalmente de animais de rua e sem raça definida.

Segundo dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem aproximadamente 30 milhões de animais vivendo nas ruas e mais da metade desse número é composta por cachorros e o restante por gatos.

Em Bauru, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o local indicado para quem deseja encontrar um animalzinho para dividir o dia a dia. O órgão recolhe os animais das ruas, bem como os que estão doentes e, que, por isso, possam colocar a própria saúde, ou a saúde da população, em perigo. No momento o CCZ conta com um filhote e 10 cachorros adultos e cerca de 50 gatos à espera de um lar.

Os animais recolhidos pelo CCZ recebem os cuidados necessários e, quando estão saudáveis, são colocados para adoção, vermifugados e castrados. Os que ainda não estiverem castrados no dia da adoção terão a data do procedimento agendada pelo próprio CCZ.

Os interessados em levar um bichinho para casa devem se dirigir até o CCZ, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com RG, CPF e comprovante de residência. No local, o adotante preencherá uma ficha de adoção. Um fiscal acompanhará o animal depois de adotado, por meio de visitas domiciliares, a fim de dar continuidade ao tratamento iniciado no CCZ e fiscalizar a possibilidade de maus tratos.

SERVIÇO

Centro de Controle de Zoonoses

Endereço: Rua Henrique Hunzicker, s/n, Jardim Redentor /Cecap, próximo ao Cemitério do Jd. Redentor.

Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.