Bauru e grande região

Geral

Os diferentes olhares sobre o Hospital Estadual

Livro reúne as imagens e os pontos de vista do Hospital Estadual; lançamento ocorre em evento que fecha celebração de 15 anos da unidade

25/11/2018 - 07h00

Quioshi Goto/Divulgação
Foto de Quioshi Goto mostra parte da fachada do HE em Bauru

Um dos detalhes mais curiosos do romance naturalista O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, é que o protagonista do livro é o próprio conjunto de pequenas casas. Pode-se dizer o mesmo da obra Olhares (160 páginas, 12 capítulos, Editora Idea), que será lançada no próximo dia 30 e traz como personagem principal o Hospital Estadual de Bauru, que completa 15 anos de atuação. São textos e imagens que refletem, pelos mais diferentes ângulos, toda a vida deste local.

Junto com uma exposição fotográfica de mesmo nome, o lançamento da obra Olhares
fecha o calendário oficial de eventos alusivos ao aniversário do hospital, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e sob gestão da Famesp.

A noite Jubileu de Cristais é para funcionários e público em geral, a partir das 18h, no Auditório Sírius, do HEB. Tanto o livro quanto a exposição reúnem imagens capturadas, voluntariamente, pelos fotógrafos Calil Neto, Denise Guimarães, Denise Joaquim, Loriza Lacerda, Quioshi Goto e Olicio Pelosi nos ambientes do Hospital.

Um pré-lançamento, em evento fechado para patrocinadores e convidados, será realizado no dia 28, no Atelier Sueli Dabus - espaço gentilmente cedido ao Hospital para essa ocasião.

PONTOS DE VISTA

O livro alterna capítulos de textos com capítulos fotográficos. Assim, a obra reúne olhares de pacientes, acompanhantes, funcionários, dirigentes e ex-dirigentes, voluntários, estudantes e docentes. Sob o ponto de vista de cada um, a história do HEB vai sendo narrada sem a pretensão de se esgotar.

De acordo com as organizadoras, foram dez meses de trabalho, entre idealização do projeto, pesquisa, edição de textos, além de todos os contatos com os articulistas e com os voluntários que passaram de dois a três dias nos meses de outubro e novembro de 2017 fotografando os espaços hospitalares. Entre os capítulos de textos, estão Voluntariado, Memórias de dirigentes, Construtores – olhar de funcionários, Na pele - olhar de pacientes e acompanhantes, Notícias de ontem e Prenúncios do amanhã.

“Esse evento fecha um ciclo. É uma oportunidade de recebermos amigos e de expressarmos nossa gratidão por todas as parcerias conquistadas até aqui. É também uma oportunidade de angariarmos fundos para projetos de humanização do Hospital. Esse livro mostra que quando sonhado junto, um sonho pode, sim, se realizar”, afirma a diretora executiva do HEB e idealizadora do livro Olhares, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa. O livro será vendido durante o evento por R$69,90 e toda a renda será usada para projetos de humanização do Hospital.

FICHA TÉCNICA

Livro “Olhares - Hospital Estadual de Bauru e suas diversas nuances”. A obra, da Editora Idea, tem 160 páginas e 12 capítulos. Preço sugerido para venda: R$ 69,90 (com renda revertida para projetos de humanização do HEB). Interessados podem reservar um
exemplar pelo e-mail [email protected] (informando nome e telefone).