Bauru e grande região

Geral

5ª Etapa do Circuito Centro Oeste Paulista da Queima do Alho é realizado neste domingo

09/02/2019 - 15h00

Aceituno Jr/Arquivo 
 
Participam aproximadamente 18 comitivas de todo o Estado de São Paulo 

Neste domingo (10) será realizada a 5ª Etapa do Circuito Centro Oeste Paulista da Queima do Alho. O evento é uma realização da Comitiva Costela e Viola e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Agricultura e Abastecimento.

A Queima do Alho ocorre na Casa do Cursilho, a partir das 10h e segue  até as 17h. A entrada  é franca, com a doação de 01 kg de alimento na perecível, que será revertido a Casa da Sopa da Vila Dutra e Fundo Social de Solidariedade.

Participam aproximadamente 18 comitivas de todo o Estado de São Paulo. O Vale almoço será vendido antecipadamente e na hora. O cardápio do almoço conta com Arroz Carreteiro, Feijão Gordo, Paçoca de Carne Seca, Farofa, Carne no disco de arado e Paella Caipira.

O evento conta com a apresentação de Duplas de Moda de Viola, Sertanejo e Sertanejo Universitário. Estarão se apresentando: Vaneira Brasileira, Gustavo Moterani, Pedro Lucas e Edinan, Andrey e Rafael (Pirajui), Rodrigo e Gabriel. A festividade conta também com recreação para crianças e é proibida a entrada de Bebidas.

O que é Queima do Alho?

Trata-se de um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O prato é composto de: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e churrasco no arado e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão. A história deste ritual, data o tempo em que os tropeiros viajavam para vender seus bois.

Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso.

Outras informações

Comitiva Costela e Viola
Telefone: 14 – 99813.2100 (Vivo).
Face: Costela Viola.
Fan Page: Costela e viola.
Fan Page: Circuito Centro Oeste Paulista da Queima do Alho.