Bauru e grande região

Geral

Livro de memórias de empresário lembra Bauru dos 'anos dourados'

Dolírio da Silva acaba de lançar a 2.ª edição da obra 'Viver e Contar'

por Cinthia Milanez

10/04/2019 - 07h00

Com 200 páginas, obra está à venda no Confiança Max

Entre 1940 e 1950, Bauru sequer possuía 50 anos de emancipação política e administrativa. Na época, não havia supermercados e a venda de miúdos bovinos era feita em carrocinhas de tração animal. Assim como estes, outros tantos fatos curiosos envolvendo o município estão presentes no livro "Viver e Contar", do empresário bauruense Dolírio da Silva. O autor também narra as aventuras que vivenciou País afora.

Prefaciada pelo jornalista e professor Zarcillo Barbosa, a obra tem duas edições, sendo que a 1.ª destinou-se tão somente aos familiares e amigos de Dolírio.

O autor, entretanto, decidiu lançar a 2.ª etapa da biografia romanceada. Desta vez, o livro está mais amplo e toda a renda obtida com a sua venda será destinada à Apae, em Bauru.

Dolírio confessa que nunca havia pensado em escrever um livro, porém, toda vez que voltava de alguma viagem contava as curiosidades à sua cunhada, a professora Elza Paulucci. "Ela me estimulou e acabei cedendo", brinca.

A biografia resume fatos pitorescos e costumes da cidade, entre as décadas de 40 e 50. "Relata, por exemplo, o crescimento do transporte coletivo, estimulado pela extensão das linhas até São Paulo. O objetivo era suprir a paralisação dos trens da Noroeste do Brasil", acrescenta.

PAÍS AFORA

Além disso, o livro descreve curiosidades vivenciadas em excursões do autor, que chegou a visitar 60 países, pertencentes aos cinco continentes da Terra. Muitos deles, inclusive, são bastante exóticos, como Laos, Camboja, Vietnã, Tailândia e Islândia.

Uma das aventuras diz respeito a um safári na Savana da África do Sul, onde Dolírio observou leões, elefantes, rinocerontes, búfalos e leopardos em seu habitat. No mesmo local, visitou as fazendas de criação de leões e avestruzes.

Já no Oriente Médio, o autor desceu ao fundo da Grande Pirâmide do Egito para ver as três câmaras ali existentes, o sarcófago com a múmia do faraó e os tesouros.

Dolírio detalha, ainda, a caminhada sobre a Grande Muralha da China, bem como as visitas à Grande Barreira de Corais (Austrália), ao Taj Mahal (Índia) e ao The Palace (África do Sul).

SERVIÇO

O livro "Viver e Contar" já está à venda no Confiança Max, situado na avenida Getúlio Vargas, 3-30, próximo à Praça Portugal, em Bauru. Com 200 páginas, a obra custa R$ 28,00.