Bauru e grande região

Geral

Crianças de Emei de Bauru têm aulas de educação no trânsito no Maio Amarelo

por Lilian Grasiela

20/05/2019 - 07h00

Divulgação
As crianças da Emei tiveram aulas de educação no trânsito em um circuito montado pela Emdurb

Como parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Stelio Machado Loureiro, no Centro de Bauru, tiveram este mês aulas de educação no trânsito em parceria com equipe do setor de Educação para o Trânsito da Emdurb.

De acordo com a professora Elaine Carlota Rezenti Andrade, as crianças da escola assistiram a um teatro de fantoches, cantaram músicas e participaram de circuito do trânsito com bicicletas e semáforo. "Ensinar as crianças desde cedo as regras do trânsito é uma questão de cidadania e segurança", declara.

Divulgação
As crianças da Emei tiveram aulas de educação no trânsito em um circuito montado pela Emdurb

Ela conta que, desde 2014, desenvolve na Emei o "Projeto Paz e Educação no Trânsito", em parceria com a Emdurb. Como parte das atividades, a professora explica que trabalha com os alunos o livro "O trânsito no mundinho", onde ensina dez regras básicas de educação no trânsito por meio da contação de histórias.

"Dentro dessas regrinhas, eles produzem cartazes", diz. "E esses projetos na educação infantil têm dado resultado porque as crianças passam para os pais e os pais, depois, vem falar para nós que mudaram as suas atitudes diante do trânsito pelas próprias crianças e pelo que elas aprenderam na sala de aula".

SENTIDO: VIDA

Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema "No trânsito, o sentido é a vida" para ser trabalhado nas campanhas educativas do Maio Amarelo em todo país. Em Bauru, as atividades do Maio Amarelo incluem, ainda, palestras, ações de conscientização e blitzes educativas em pontos estratégicos.