Bauru e grande região

Geral

A comunicação em diferentes gerações

Livro de grupo de pesquisa da USC será lançado neste sábado com artigos sobre abordagens midiáticas aos públicos infantil, jovem, idoso e feminino

por Marcele Tonelli

06/06/2019 - 07h00

Samantha Ciuffa
Sonia Cabestré (da esquerda para direita), Vitor Brumatti, Nirave Caram, Vanessa Amaral e Jéssica Rossi mostram a obra

O Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mídia e Sociedade" (Gpecom) da Universidade do Sagrado Coração (USC) lança, neste sábado (8), às 10h, no Café DellArte, a obra "Gerações na Comunicação". Composto por 14 artigos de egressos, professores da universidade e colaboradores, o livro é uma oportunidade de imersão no universo da pesquisa da comunicação e suas interfaces nas diferentes gerações.

Em suas 308 páginas, a obra traz variadas abordagens do campo midiático quanto ao trato com os públicos infantil, jovem, idoso e feminino. Dividido em quatro grandes eixos, o livro é organizado pelas pesquisadoras e professoras da USC, membros do Gpecom, Sonia Aparecida Cabestré e Nirave Reigota Caram.

A publicação da editora Canal 6 tem autoria de 11 professores e 12 egressos. Os textos contemplam os estudos e pesquisas que foram desenvolvidos por alunos na produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), entre 2016 e 2017, sob a orientação de docentes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Há ainda artigos com a colaboração da Psicologia.

"É um trabalho com leitura voltada para qualquer pessoa que se interesse por comunicação e pela abordagem nas diferentes gerações", cita Sônia. "A obra é uma forma de socialização. Muito se produz e fica apenas nos intramuros das universidades. Este livro, além de valorizar os trabalhos que se destacaram, mostra que a universidade é pesquisa, sobretudo. E não balbúrdia, como já ouvimos por aí", completa.

Nirave destaca um trabalho presente na obra que foi publicado no Intercom, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, e que trata da imagem do público idoso nos diferentes meios. "A pesquisa mostrou o quanto o idoso não se sente representado e o como é estereotipado na comunicação", afirma.

Ainda sobre o mesmo público, a professora e membro do Gpecom Vanessa Amaral ressalta uma pesquisa que relaciona o universo da melhor idade com a tecnologia. "Em análise feita em alguns sites, constatou-se que a comunicação é falha para este público, que sente dificuldade de uso", resume Vanessa.

Também integrante do Gpecom, a professora Jéssica Rossi cita ainda uma pesquisa sobre o universo feminino em contexto internacional. "A análise explora como a mídia portuguesa retrata a imagem mulher brasileira: de forma volúvel e à procura de sexo. E isto é algo que afeta diretamente a vida das mulheres por lá", observa.

DESDE 2011

O Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mídia e Sociedade" foi criado em fevereiro de 2011, por intermédio da participação de docentes e discentes da USC, com objetivo de ajudar a estimular e criar condições para a prática da pesquisa nos cursos de Comunicação da USC. Cerca de dois anos depois, o grupo lançou seu primeiro livro: "Comunicação, Mídia e Sociedade - Reflexões teóricas e práticas".

A obra que será lançada neste final de semana, portanto, é a segunda publicação do Gpecom.

SERVIÇO

O lançamento do livro "Gerações na Comunicação" será neste sábado, dia 8 de junho, às 10h, no Café DellArte, que fica na avenida Getúlio Vargas, 18-46, em Bauru.