Bauru e grande região

Geral

Lideranças se reúnem pelo Centro e edital de revitalização sairá em agosto

A novidade foi divulgada nessa quarta (19), durante um café da manhã junto aos comerciantes e moradores do local, além de diversas lideranças da cidade

por Cinthia Milanez

20/06/2019 - 07h00

Divulgação
Nessa quarta-feira (19) pela manhã, durante café na quadra 2 do Calçadão, Aline Fogolin explicou a importância de ter um projeto executivo

Demanda antiga dos comerciantes e moradores do Calçadão da Batista de Carvalho, em Bauru, a revitalização do Centro depende do lançamento do edital de um projeto executivo, que deverá ser elaborado por entidades de classe voluntárias, como Assenag e OAB. A ideia é promover melhorias na cobertura, na rede de drenagem e na acessibilidade do espaço. Sem o texto pronto, o município, dificilmente, conseguirá verba para executá-lo. Nessa quarta-feira (19), a prefeitura definiu que a publicação do chamamento público ocorrerá até o final de agosto.

De acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Aline Fogolin, a Comissão de Estudos para Revitalização da Área Central conseguiu se desmembrar em vários grupos, sendo que um deles ficou responsável pelo Calçadão, considerado uma das artérias do bairro.

Recentemente, tal equipe discutiu a elaboração do edital de um projeto executivo para o local. Conforme o JC já noticiou, a reunião se deu na sede da Assenag, no último dia 4. Na ocasião, o grupo traçou diversas regras, desde as formas de apresentação das propostas até a composição da Comissão Julgadora.

Ainda segundo Aline, a execução de melhorias deverá atrair o público à região e, consequentemente, girar a economia local. "Porém, precisamos ter um projeto pronto. O Ministério das Cidades, por exemplo, concede verba do dia para a noite, até determinado horário. Se não apresentarmos uma proposta formal, perdemos o dinheiro", argumenta.

Inclusive, em outras ocasiões, o município chegou a ficar sem recursos, porque não possuía um projeto que previa a sua utilização.

A mobilização, no entanto, não é a única. Paralelamente, a Comissão de Estudos para Revitalização da Área Central estuda dois projetos para reformar a Estação Ferroviária, sendo que um envolve a iniciativa privada e outro, o governo estadual. Contudo, a secretária não entrou em detalhes, porque ainda estão em fase embrionária.

Para Aline Fogolin, se o ambiente receber "vida", promoverá intensa movimentação na área central, até mesmo, fora do horário comercial, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.

CAMPANHAS

Além das melhorias estruturais, instituições como Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL), Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) e Sincomércio de Bauru e Região estão empenhadas em intensificar as campanhas em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Presidente da CDL, Odair Secco Cristovam destaca a parceria com a Projeto Cidade, responsável pela nova identidade visual do Centro (leia mais ao lado). "Mesmo assim, não podemos nos esquecer da habitação, um grande atrativo fora do horário comercial", defende.

Já o presidente da Acib, Reinaldo Cafeo, afirma que assumiu a função em três ocasiões - 2011, 2013 e 2019 - e, em todas elas, os associados possuíam muitas ideias para a revitalização do Calçadão. "Agora, temos a oportunidade de materializá-las. Logo, a Acib está envolvida de corpo e alma", frisa.

Representante do Sincomércio, Sérgio Motta diz que a entidade integra a Comissão de Estudos para Revitalização da Área Central desde a sua criação. "Nesta semana, um amigo me perguntou se o Centro voltaria a ser o que era antes. Eu respondi que não. Teremos um novo Centro, dentro da nossa nova realidade", exalta.

Eder Vieira, diretor de Marketing do Confiança Supermercados, revela que a rede acredita no fortalecimento da região central. "Tanto que a família do Jad Zogheib decidiu abrir a primeira loja, após a aquisição do Paulistão, na Treze de Maio, situada neste bairro", finaliza.

Divulgação
A logomarca e o slogan "Todos pelo Centro, Bauru em movimento" foram apresentados

NOVA IDENTIDADE

Nessa quarta-feira (19), moradores e comerciantes da Batista de Carvalho, bem como entidades voltadas ao setor comercial e autoridades, participaram de um café da manhã. Nele, a secretária Aline Fogolin anunciou os avanços da Comissão de Estudos para Revitalização da Área Central, incluindo a data de lançamento do edital para o projeto executivo do espaço. Outra novidade diz respeito à identidade visual, referente ao movimento de lideranças do setor central e de toda a cidade em prol da recuperação do Centro, que estará presente em campanhas temáticas. A logomarca e o slogan "Todos pelo Centro, Bauru em movimento" foram desenvolvidos pela equipe do empresário de comunicação Renato Zaiden, como uma contribuição à iniciativa coletiva.

Na manhã dessa quarta-feira (19), ele explanou sobre a recuperação do Centro, tema que apoia, com alguns parceiros do setor privado, através da colaboração com foco em empreendimentos na área central - em especial, na habitação. Na sua opinião e de muitos outros empresários, este será um fator incremental que contribuirá para o objetivo bauruense.

O grupo, inclusive, participou de muitas iniciativas, em conjunto com outras lideranças, que resultaram na chegada de empreendimentos e conquistas para Bauru. Hoje, além de ser a "Cidade Coração de São Paulo", é a "Grande Capital Regional do Centro do Estado".

Atualmente, o município enfrenta inúmeros desafios pela frente. "Porém, as coisas só melhoram quando acreditamos e agimos com foco e muito empenho. Ao avaliarmos o potencial da cidade como a 'Capital do Centro do Estado', ganhamos competitividade e, neste momento, vemos que vários setores locais - especialmente, as entidades representativas - estão focadas em objetivos desenvolvimentistas, com esforços nesta união regional. Isso é muito bom", complementa Renato Zaiden.

No café da manhã, também estiveram presentes os vereadores José Roberto Segalla (DEM) e Fábio Manfrinato (PP), além do titular da Secretaria Municipal de Cultura, Rick Ferreira, e do diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Márcio Teixeira.

AÇÃO EM CURSO

Em abril, a Sedecon lançou o projeto-piloto "Ruas de Lazer". Na ocasião, interditou duas quadras do Calçadão da Batista para oferecer jogos e brincadeiras à criançada, gratuitamente. Em seguida, aplicou uma pesquisa junto aos frequentadores e constatou que a ação teve 80% de aprovação.

Portanto, a pasta deverá promover outra edição, provavelmente, em homenagem ao Dia dos Pais, conforme adianta a diretora de Turismo e Eventos da Sedecon, Marina Martins.

Ainda de acordo com ela, o município também trabalha no projeto "Faces do Centro", no qual a assessoria de comunicação divulgará releases, quinzenalmente, mostrando a história dos comerciantes mais antigos.

A expectativa é de que o lançamento da iniciativa ocorra dentro dos próximos dias, no Teatro Municipal.