Bauru e grande região

Geral

Saúde realiza curso de gestantes na UBS Mary Dota em Bauru

24/06/2019 - 20h00

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando reuniões em grupo com as gestantes acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Habitacional Mary Dota. A iniciativa faz parte do programa de atenção ao pré-natal no âmbito da Rede Cegonha. 

 

O curso é organizado pela chefe da unidade e enfermeira Mariana Ramirez com demais profissionais. São quatro turmas por ano, com encontros semanais de duas horas. O objetivo é orientar as futuras mamães sobre a gravidez, o parto, os cuidados com o bebê e a importância das famílias para os filhos.  Atualmente, 150 gestantes são assistidas pela equipe.

 

Segundo a enfermeira especialista, Cássia Hoelz, as reuniões ajudam a fortalecer os vínculos afetivos, “A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares. Os encontros ajudam a diminuir as dúvidas e a ansiedade, além de desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez”, explica.

 

Todas as gestantes que fazem acompanhamento na UBS Mary Dota são encaminhadas para participarem do programa. Os encontros são agendados previamente durante a rotina do pré-natal. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Nos dias 7 e 14 de junho ocorreram as primeiras etapas de uma das turmas do curso.  A terceira está prevista para a próxima quarta-feira (26) com visita na Maternidade Santa Isabel de Bauru.

 

Vão participar dez gestantes, que estão próximas da data do parto, juntamente com seus acompanhantes. Também será oferecido um cardápio típico junino com decoração e muita animação.

 
EQUIPE

O seguimento de pré-natal da UBS Mary Dota é realizado pela ginecologista e obstetra Adriana Martinez, a médica de Saúde da Família Gabriela Casanova, os enfermeiros especialistas Cássia Hoelz e Fábio Banhara, a nutricionista Adriana Anhesini e a assistente Social Carolina de Oliveira, entre outros profissionais.

 

A UBS conta com a parceria da conselheira e voluntária Cleodete Basso.

 

Ler matéria completa