Bauru e grande região

Geral

'Borboletas Monarcas' compõem painel lúdico na Getúlio Vargas

Artista plástica Regina Moscheto e familiares pintam obra em mureta das quadras de areia da avenida às vésperas de mudança para a Itália

por Marcele Tonelli

12/07/2019 - 07h00

Divulgação
"Borboletas Monarcas", a obra arte possui cerca de 100 metros de extensão

Vinicius Bomfim
Família terminou a "Street art" voluntária na noite da quarta-feira após 9 dias de trabalhos; Regina Moscheto, Pedro Moscheto, Eber Moscheto e Aristeu Moscheto

A ação voluntária de uma família deu cores e vida aos muros de cimento que cercam as quadras de areia da avenida Getúlio Vargas. Uma "revoada" de mais de mais de 400 borboletas foi pintada no local pelas mãos da família da artista plástica Regina Moscheto.

Regina conta que a família terminou a "Street art" voluntária na noite da última quarta-feira (10), após 9 dias de trabalhos.

Intitulada "Borboletas Monarcas", a obra arte possui cerca de 100 metros de extensão e é composta pelas cores laranja, amarelo, preto, verde e branco. Trata-se da reprodução de uma tela pintada em 2017 pela artista, conhecida por reproduzir artisticamente animais exóticos.

Nos muros, Regina aplicou como técnica o uso do stencil para que fosse possível replicar o formato de modo mais rápido e com ajuda dos familiares. 

CINZA SAI

"Costumo caminhar pelo Getúlio aos finais de semana e aquele cinza era muito triste. Em conversa com o Rodrigo Said [empresário], ele me incentivou, disse que a cidade precisava de mais cores", cita Regina.

A obra é considerada ainda uma forma de requalificação e valorização do espaço urbano público, que no trecho é voltado ao esporte e lazer.

"Este é um bom lugar para que a população possa interagir com a arte sem precisar ir até uma galeria. A borboleta monarca é um sinônimo de liberdade. No inverno, ela migra como os pássaros do Canadá e Estados Unidos para o México", cita Regina.

Divulgação
Regina deve se mudar com a família para a Itália, mas deixa sua marca por aqui

Vinicius Bomfim
Regina Moscheto na avenida Getúlio Vargas: arte na avenida para passeios ficarem mais agradáveis

HOMENAGEM

A arte também possui tom de despedida. Em 2020, Regina se muda com a família para a Itália. "É uma homenagem que deixaremos para Bauru. Sou londrinense e moro aqui há 11 anos, é uma cidade que me acolheu muito bem. Eu não pinto grafites, mas abri uma exceção para deixar essa marca em Bauru", comenta.

A força-tarefa contou com ajuda do marido dela, Eber Moscheto, do filho de 9 anos, Pedro Moscheto, e do sogro Aristeu Moscheto. "Aproveitamos as férias do Pedro, assim ele também aprende a cuidar dos espaços públicos nos ajudando", acrescenta a artista, detalhando que fechou seu ateliê nos últimos dias para realizar a ação voluntária.

As tintas foram doadas pela Copical Tintas. Durante a presença da família por lá, algumas lojas deram apoio à iniciativa. "Foi muito bacana o que a Thrama, Restaurante Regusto, Prima Veículos, Conquiste, Coifas & Coifas e Farmácia Pague Menos fizeram por nós", ressalta a artista.

SERVIÇO

A família pede para que quem tirar foto no local poste nas redes sociais com a hashtag "#borboletasdebauru" para que eles consigam acompanhar a repercussão da obra. Mais informações: https://www.reginamoscheto.com.br