Bauru e grande região

Geral

Mulher reencontra os irmãos após 25 anos

Elaine Cristina sempre contava para a equipe da Apae histórias sobre os seus familiares

13/08/2019 - 06h00

Divulgação

Elaine Cristina Moraes da Silva, que vive na Residência Inclusiva da Apae em Bauru há 12 anos, ladeada pelos irmãos Daniel e Vânia

A Apae Bauru foi cenário de um reencontro que demorou mais de duas décadas para ocorrer. Elaine Cristina Moraes da Silva, residente da instituição há 12 anos, enfim, conseguiu abraçar os seus irmãos.

Oriunda da de São Paulo, Elaine Cristina, hoje com 36 anos, passou por diversos serviços de acolhimento desde os 13, quando sua mãe morreu. Com o fechamento da instituição em que morava, passou a ser atendida pela Apae Bauru, onde está há 12 anos na Residência Inclusiva.

Desde a sua chegada, em março de 2007, ela constantemente contava histórias e episódios vividos com os entes queridos.

Isso despertou na equipe da Apae a vontade de encontrar a família de Elaine Cristina e promover o reencontro. Foram mais de 10 anos de buscas em base de dados, serviços da rede e órgãos públicos.

Até que, finalmente, o sonho se tornou realidade, quando a assistente social Amanda Neves conseguiu o telefone de uma provável familiar de Elaine. O contato deu-se com a irmã Vânia, que, após saber do fato, veio a Bauru com o marido Gersivaldo e o irmão Daniel.

VÍNCULOS

Amanda Neves explica que a aproximação familiar consta na tipificação nacional de serviços socioassistenciais (2009), do Sistema Único de Assistência Social no âmbito de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. "É direito do residente de ter ampliada a capacidade protetiva da família e a superação de suas dificuldades, para que, futuramente, aconteça o desligamento do mesmo do serviço e retorne à família nuclear, pois os familiares têm grande importância no contexto da vida social do indivíduo", completa a assistente social.

O trabalho, ainda segundo a Apae, continuará com contatos telefônicos e visitas periódicas para aproximação e, principalmente, o fortalecimento dos vínculos familiares.

Ler matéria completa