Bauru e grande região

Geral

Vale B: espaço paralelo na diversidade

Música, literatura, batalha de poesia e artesanato estão no cronograma de evento alternativo, amanhã, a partir das 13h

por RAFAEL DE PAULA

24/08/2019 - 06h00

Jotave Araújo

Edição do ano passado contou com varal de gravuras desenvolvidas por artistas: criatividade

O encerramento da Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação de Bauru, que ocorre neste domingo (25), terá, no mesmo dia e pelo segundo ano seguido, das 13h às 21h, o projeto Vale B. A iniciativa concentra atrações artísticas do público LGBT no espaço plano que antecede a escadaria do anfiteatro do Parque Vitória Régia. A organização é do Coletivo Tropikali.

A programação conta com apresentações musicais em um palco principal, exposição, literatura, venda de livros, distribuição de fanzines, batalha de poesias, arte circense, brechós, etc.

"Dentro da comunidade existem muitos artistas que, normalmente, são independentes e já atuam na cidade, inclusive. A ideia é juntar essas pessoas que já ocupam as áreas públicas e oferecer mais esse espaço para reforçar o trabalho de cada um deles dentro da semana", explica Tiago Rosa, coordenador do Vale B.

A expectativa do Coletivo Tropikali é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local. Cerca de dez expositores estarão no evento.

Organizada pela Prefeitura de Bauru, a Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a importância de uma sociedade em que todos se respeitem.

VARIEDADE

O projeto Vale B surgiu com a ideia de oferecer mais variedade dentro da diversidade LGBT , segundo Rosa. A ideia de criar um espaço paralelo à festa da parada de domingo surgiu porque muitas pessoas pediram manifestações mais alternativas para expor seu trabalho e poder ouvir a música que gosta.

"Trata-se de uma diversidade dentro da própria diversidade. São visões e gostos diferentes. O rap, por exemplo, não é só para heterossexuais. Temos cada vez mais artistas LGBT inseridos nessa vertente musical. O lado B é conhecido por ser mais alternativo. Entendemos que faltava um espaço que abraçasse também outro lado da diversidade, mais alternativo àquele que pessoas estão mais acostumadas a ver."

SERVIÇO

Vale B: 25/8, domingo, das 13h às 21h, com atividades artísticas no espaço plano anterior à escadaria do Parque Vitória Régia. Gratuito.

Programação

13h - Discotecagem: Mary Ozzy

14h - Batalha de poesias: Slam

Subverso - Edição diversidade

15h30 - Música: Drag Rosa Bruxa

16h - Música: Lizze e Isa

17h - Música: Ouro d'Mina

18h - Música: MC Nath

18h30 - Discotecagem: Baiô - Fumacê

19h30 - Discotecagem: Morage - Tres 4

Ler matéria completa