Bauru e grande região

Geral

Parada da Diversidade reúne milhares na Nações e enfatiza ato cívico

O show de encerramento será às 21h, no Parque Vitória Régia, com Valesca Popozuda

por JCNET

25/08/2019 - 16h41

Tisa Moraes

Allana backer e Nicoly, drags de Marília

A Parada da Diversidade reúne, desde 2010, milhares de pessoas na avenida Nações Unidas para celebrar, refletir e promover visibilidade às causas LGBTQI para uma sociedade mais igualitária. Nesta edição, o evento que fecha a Semana de Combate à Discriminação e Preconceito em Bauru vem em tom de marcha, neste domingo (25).

Na página do evento, os organizadores destacam que, neste ano, a parada dá ainda mais foco ao ato cívico. "É claro que será uma marcha bem divertida ao som de DJs. Porém, com algumas pausas durante o trajeto para reflexões sobre o que exatamente estamos fazendo ali. Precisamos conscientizar, cada vez mais, as pessoas de que esse movimento cívico é para a consolidação dos nossos direitos. Marcharemos exigindo o respeito e a dignidade", informa o convite na publicação.

A pesquisa nacional mais recente sobre o tema foi desenvolvida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e dá conta que, só até maio deste ano, foram registradas 141 mortes de pessoas LGBT, o que representa a média de uma morte a cada 23 horas. Essa temática, inclusive, foi discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), recentemente, quando determinaram a LGBTfobia um crime inafiançável e imprescritível no Brasil, em junho deste ano.

ATIVIDADES

O Museu da Diversidade Sexual, ligado a uma iniciativa Estadual, apoia o evento e oferece ao público um show da ex-chacrete Rita Cadillac e um trio elétrico ao longo do percurso, que está interditado.

Além das atrações principais, a parada ainda é animada pela Banda Gum Pop, que vem se destacando no cenário regional com um repertório que abrange os sucessos de Lady Gaga e Katy Perry entre outras divas do pop. Haverá também diversas apresentações artísticas de drags de Bauru. O show de encerramento será às 21h, no Parque Vitória Régia, com Valesca Popozuda.

O evento é uma realização do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS), Associação Bauru pela Diversidade (ABD), Comissão da Diversidade Sexual da OAB (CDS) e da Prefeitura Municipal de Bauru, com apoio da Policia Militar (PM), DAE e Emdurb.

Ler matéria completa