Bauru e grande região

Geral

PM que salvou idoso na região recebe prêmio hoje em SP

Soldado Renato Ventura de Almeida será homenageado como 'Policial Nota 10'

11/09/2019 - 06h00

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenageiam, nesta quarta-feira (11), um policial militar da região de Bauru com o certificado "Policial Nota 10". Outros policiais civis, militares e científicos também são agraciados por ações de destaque. A solenidade acontece na sede do Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

Conforme noticiado pelo JC na época, o soldado Renato Ventura de Almeida atua no 27.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), mas estava em folga quando auxiliou um idoso que tinha perdido os sinais vitais. O caso aconteceu no dia 15 de agosto, em um supermercado no Centro de Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru).

O praça estava no estabelecimento comercial quando escutou gritos vindos de um corredor próximo e encontrou um senhor desacordado, sem respirar. O soldado, que ingressou na PM há cerca de três meses, imediatamente iniciou as manobras de respiração cardiopulmonar que está aprendendo em sua formação - ele conclui o primeiro módulo do curso em dezembro.

Após longos minutos de reanimação, a vítima retomou os sinais vitais e foi conduzida à Santa Casa de Misericordiosa do município, onde permaneceu sob cuidados médicos. A ação foi registrada por câmeras.

"Sempre quis ser policial militar, mas nunca imaginei que em tão pouco tempo seria reconhecido", explicou o soldado, que acredita que a missão de servir está no sangue, já que ele seguiu a carreira a exemplo do pai e do tio. "Estou surpreso com essa homenagem do governo. É muita satisfação", concluiu.

Em sua 8.ª edição, o prêmio, criado pela Secretaria da Segurança Pública, visa reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado.

Ler matéria completa