Bauru e grande região

Geral

Evento celebra os 100 anos da Teoria da Relatividade

Gratuito, encontro no Observatório de Astronomia da Unesp será neste sábado

08/11/2019 - 06h00

Samantha Ciuffa

Entrada do câmpus de Bauru: mostra será de segunda a sexta, das 8h às 21h45, e aos sábados, das 8h às 11h45, até o dia 14/11, e reúne fotos de ensaios newborn feitos na Maternidade Santa Isabel

Neste sábado (9), o Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru promove evento gratuito e aberto ao público para relembrar aspectos históricos e a relevância da Teoria da Relatividade de Einstein, que completa 100 anos em 2019.

O evento mostrará imagens reais e recortes dos jornais da época, explicando como a participação do Brasil foi fundamental para provar que Einstein estava certo e que uma nova compreensão do Universo surgiria a partir daí.

Esses dados científicos foram formalmente apresentados em uma sessão solene da The Royal Astronomical Society, em 6 de novembro de 1919. E, neste sábado, 100 anos depois, no Observatório, o graduando em Física Luiz Carlos Tannous Del Nero ministrará a palestra "As crônicas de Einstein e o eclipse no Brasil".

O Observatório também relembrará o "Carl Sagan Day", mundialmente celebrado todo dia 9 de novembro, a fim de comemorar as importantes ações deste famoso divulgador da Astronomia.

ATRAÇÕES

"Teremos vários telescópios montados para as pessoas observarem gratuitamente a Lua crescente e os anéis do planeta Saturno ao vivo. Dentre os instrumentos, usaremos o maior telescópio newtoniano da região. Ofereceremos ainda atividades lúdicas infantis, sorteio de brindes e reconhecimento de constelações a olho nu (em caso de céu totalmente encoberto, as observações serão suspensas, mas as demais atividades ocorrerão normalmente)", destaca a organização.

SERVIÇO

O evento ocorre das 19h às 22h neste sábado (9). O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, anexo ao IPMet Radar Unesp. Outras informações: https://www.fc.unesp.br/observatorio e https://www.obsbauru.com.br.

'Trânsito de Mercúrio'

Já nesta segunda-feira (11), o Observatório da Unesp convida o público a observar o "Trânsito de Mercúrio", em comemoração ao Dia Internacional da Astronomia nas Escolas.

Assim, o local abrirá suas portas para visitas escolares e do público em geral entre 9h30 e 15h. O "Trânsito de Mercúrio" é um fenômeno relativamente raro no céu, no qual, por um momento específico, os planetas Terra e Mercúrio ficam perfeitamente alinhados com o Sol, proporcionando uma visão espetacular de Mercúrio.

"Dito em palavras simples, é como se Mercúrio estivesse tentando eclipsar o Sol, assim como a Lua faz durante um eclipse solar. No entanto, pelo fato de Mercúrio ser um planeta pequeno e estar bem distante da Terra, o que os visitantes poderão observar com o telescópio solar do Observatório é simplesmente uma 'bolinha' escura bem na frente do disco do Sol. Este fenômeno ocorreu em 2016 e o próximo será só em 13 de novembro de 2032", explica a organização.

Não há necessidade de agendamento prévio e o evento é gratuito. Em caso de céu encoberto, o fenômeno não poderá ser observado.

Ler matéria completa