Bauru e grande região

Geral

Botânico inaugura mirante

Plataforma de cerca de 5,5 metros de altura proporciona vista privilegiada da área da reserva ecológica do parque e da Unesp

por Tisa Moraes

01/12/2019 - 05h42

Tainá Vétere

Diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto: "Mirante permite observar a grandeza e a beleza da reserva"

O Jardim Botânico Municipal de Bauru passou a contar, neste sábado (30), com um novo espaço para contemplação da natureza. Como parte da comemoração dos 25 anos do parque, o local ganhou um mirante, que leva os visitante a cerca de cinco metros e meio de altura, proporcionando uma vista privilegiada da área da reserva ecológica, predominantemente formada por Cerrado.

Instalada em local estratégico, a estrutura feita em metal e madeira tratada permite a observação da reserva tanto do Botânico quanto da Unesp - ao todo, são 192 espécies nativas catalogadas. Vale destacar que, em 2018, ambas as áreas foram transformadas em uma unidade de conservação de proteção integral, devido à sua importância para a preservação do Cerrado paulista.

Diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto conta que o mirante foi construído pelos próprios funcionários do parque, em parceria com o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Unesp, que elaborou o projeto. "Foram três meses de trabalho para abrir a trilha sem prejudicar a mata e para erguer toda a estrutura", comenta.

Para chegar ao mirante, os visitantes percorrerão uma trilha com cerca de 200 metros de extensão, que foi aberta como uma nova opção de trajeto e contemplação da fauna e da flora dentro do Botânico. Na trilha, foram dispostas diversas placas informativas, que serão exploradas pelo Programa de Educação Ambiental, em visitas agendadas e monitoradas.

ABELHAS

"A criação de uma nova trilha era um pedido antigo dos frequentadores. O Botânico é a grande porta de entrada da população para o contato com a natureza e as pessoas gostam muito das trilhas. Por isso, fizemos mais uma, com uma surpresa no final, que é o mirante", afirma o diretor.

Antes de chegar ao final da trilha, os visitantes também poderão observar e conhecer detalhes, com a ajuda de placas informativas, de uma coleção de colmeias de cinco espécies de abelhas nativas sem ferrão (meliponário), instalada por meio da parceria com a Associação de Meliponicultores de Bauru e Região.

"O mirante traz uma nova perspectiva, em que as pessoas poderão ter dimensão da grandeza e da beleza da reserva, ao observá-la de cima. E a trilha, além de não ser extensa, é confortável. Então, pessoas de todas as idades, que gostam de caminhar, poderão visitar o mirante", acrescenta Almeida Neto.

Lançamento

Junto com a inauguração do mirante, o parque lançou, neste sábado (30), o livro comemorativo "Jardim Botânico 25 anos" e a nova exposição fotográfica referente à obra. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com o grupo de fotógrafos Bru Image Point, Canal 6 Editora e as empresas que integram o Projeto Amigos da Natureza.

As imagens selecionadas registram momentos e paisagens que retratam a beleza, a diversidade e a importância do Botânico para Bauru. A exposição baseada na obra foi instalada no Centro de Visitação do parque e ficará aberta ao público até fevereiro de 2020. Durante a inauguração, também foi realizada a entrega de certificados às empresas do Projeto Amigos da Natureza no ano de 2019.

Ler matéria completa