Bauru e grande região

Geral

Evento incentiva mulheres na política

Com foco nas eleições de 2020, conferência do PL Mulher Paulista neste sábado quer estimular maior participação feminina

por Tisa Moraes

06/12/2019 - 04h50

Vinicius Bomfim

Sandro Theodoro, Tatiane Picoli, Coronel Airton Martinez, Andrea Didier, Alessandra Sacomani e Andreia Ortolani estiveram no Café com Política, do JC, nesta quinta, para falar sobre o evento

O Partido Liberal (PL) realiza neste sábado (7), em Bauru, o encontro regional que integra a Conferência Nacional do PL Mulher Paulista. O principal objetivo é estimular a maior participação feminina na política, já com foco nas eleições municipais de 2020.

O evento contará com a presença do deputado federal Capitão Augusto, que ministrará palestra sobre o cenário político e as perspectivas para as próximas eleições. Também está confirmada a participação da empresária e palestrante Dani Alonso, que é presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) Centro-Oeste Paulista e coordenadora do PL Mulher Regional.

Palestrante convidada, a professora, ex-prefeita de Palmas (TO) e ex-deputada federal Nilmar Ruiz debaterá a importância da participação das mulheres na política, inclusive como candidatas de cargos eletivos. "Ela é referência entre as mulheres com atuação na política", destaca o Coronel Airton Martinez, presidente do PL em Bauru.

De acordo com ele, encontros regionais como o deste sábado serão realizados pelo partido em todo o território nacional, com foco voltado à militância política feminina. Na próxima semana, o evento ocorre em Marília.

Presidente do PL Mulher em Bauru, Andreia Ortolani destaca a necessidade de as mulheres ocuparem espaços na política, como forma, inclusive, de fortalecer a reivindicação de pautas femininas. Para se ter ideia, embora as mulheres representem 52,5% do eleitorado, nas eleições de 2018, elas corresponderam a 31,6% do número de candidatos - considerando que há uma exigência legal para que o índice mínimo seja de 30% - e responderam por 16,2% entre os eleitos.

"Entendo que, com mais mulheres na política, teremos condições de trabalhar o município melhor, pensar mais nos equipamentos públicos e em como melhorar a qualidade de vida da população em Bauru", completa.

SERVIÇO

A conferência será realizada neste sábado (7), a partir das 12h, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Promoção Social (Cips), que fica na rua Gustavo Maciel, 2-50.

Ler matéria completa