Bauru e grande região

Geral

Rampa a cadeirantes é bloqueada por vagas de motos

Segundo a Emdurb, acesso para pessoas com deficiência está irregular e será refeito

por Tisa Moraes

15/01/2020 - 04h30

Samantha Ciuffa

Vagas para motos em guia rebaixada da rua Rafael Pereira Martins, cruzamento com a rua Anísio Castilho de Souza, no Redentor. 14/01/2020

Uma cena, no mínimo, inusitada, chamou a atenção de alguns moradores de Bauru nesta semana. Faixas para estacionamento de motos foram pintadas na quadra 10 da rua Rafael Pereira Martini, no Jardim Redentor, bem em frente a uma guia rebaixada, o que acabou impedindo a passagem de cadeirantes pelo local.

A medida adotada pela Emdurb causou indignação ao morador José das Neves, que escreveu uma carta, publicada na edição desta terça-feira na Tribuna do Leitor do JC. "Gostaria de saber por que foram feitas estas vagas justamente na esquina onde a guia é rebaixada. Desrespeito com o cadeirante", reclamou.

O JC foi até o local, constatou o problema e entrou em contato com a Emdurb. Por meio de nota, a empresa pública se justificou, informando que a rampa de acessibilidade existente na esquina entre as ruas Rafael Pereira Martini e Anísio Castilho de Souza é irregular. "Está em desacordo com a NRB 9050 (Norma Regulamentadora Brasileira - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)", esclareceu, por meio de nota.

REALOCAÇÃO

A Emdurb diz que já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras para que a pasta faça a realocação da rampa para o local ideal, "dentro dos cinco metros do alinhamento do bordo da guia transversal, zona de segurança do pedestre, conforme determina a Resolução 38/98 do Código de Trânsito Brasileiro".

A empresa pública informa, ainda, que aguardará a conclusão dos serviços a serem executados pela Obras para fazer a sinalização de trânsito, que inclui a pintura da nova rampa e demarcação das faixas de pedestres.

 

Ler matéria completa