Bauru e grande região

Geral

Gazzetta anuncia R$ 2,5 milhões para tomógrafo; também comprará respiradores

Prefeito de Bauru antecipou fechamento das escolas municipais para hoje e anunciou decreto que contemplará comércio, indústrias, serviços e até igrejas

por Bruno Freitas

19/03/2020 - 11h29

Cinthia Milanez

Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, falando ao lado de Gazzetta sobre medidas neste período de pandemia do coronavírus; Bauru não tem casos da doença

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa feita em local aberto, no Palácio das Cerejeiras, uma série de medidas que visam, segundo ele, precauções contra coronavírus em Bauru, onde não há qualquer caso confirmado da doença. A principal delas é o direcionamento de R$ 2,5 milhões para aquisição ou aluguéis de tomógrafo, equipamento de imagem que faz diagnóstico mais preciso da Covid-19. O chefe do Executivo citou ainda que vai adquirir 30 novos respiradores, aparelho de grande demanda atualmente, inclusive fora do Brasil. Nenhuma data foi anunciada.

Gazzetta anunciou ainda que o fechamento das escolas municipais, previsto para ocorrer até a próxima segunda-feira (23), foi antecipado para esta quinta-feira (19). Na oportunidade, criticou o fato do resultado dos testes de coronavírus, enviado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, demorar para ser liberado, possivelmente por conta da demanda.

O prefeito disse também que vai centralizar em si, em sua rede social particular, e não mais via assessoria de imprensa da prefeitura, os informativos de possíveis casos confirmados de coronavírus em Bauru, caso ocorram.

Decreto

Gazzetta comunicou à imprensa que publicará, possivelmente neste sábado (21), novo decreto recomendando estabelecimentos comerciais, de serviços e até igrejas a disponibilizarem o álcool 70% na entrada de público. A distância entre pessoas, de 1,5 metro entre elas, também constará. O prefeito disse ainda que recomendará que igrejas evitem missas e cultos por período de 30 dias. A mesma orientação será feita a clubes e locais de grande aglomeração de pessoas.

A reportagem completa você confere na edição impressa do JC desta sexta-feira (20).

Ler matéria completa