Bauru e grande região

Geral

Força-tarefa flagra 78 estabelecimentos comerciais abertos e notifica 47 deles

Fiscais da Prefeitura de Bauru, além das polícias Militar e Civil, começaram a vistoria na noite de sábado (21)

por Cinthia Milanez

22/03/2020 - 14h11

Norival Agnelli/Divulgação

Uma das principais avenidas da cidade, a Nações Unidas estava vazia por volta das 12h deste domingo (22)

Formada por fiscais da Prefeitura de Bauru, além das polícias Militar e Civil, a força-tarefa que visa coibir a abertura dos estabelecimentos que tenham acesso direto ao público ou possam gerar aglomeração de pessoas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, flagrou 78 locais em situação irregular em relação ao decreto de emergência, neste sábado (21), quando o grupo começou a atuar. Do total, 47 deles insistiram em manter as portas abertas e receberam uma notificação. Se houver reincidência, serão multados e fechados.

De acordo com o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), a força-tarefa se divide em seis equipes, espalhadas por toda a cidade. Cada uma delas conta com representantes das polícias Militar e Civil, da Vigilância Sanitária, bem como das secretarias de Planejamento (Seplan) e Agricultura e Abastecimento (Sagra).

Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, os 47 que insistiram em abrir as portas, neste sábado (21), receberam auto de infração. "Se tornarem a fazê-lo na segunda-feira (23), serão multados, inicialmente, em R$ 2 mil. No entanto, estamos estudando decretar o aumento do valor já a partir desta semana", revela.

FEIRA DO ROLO

Os fiscais também estiveram no entorno da rua Gustavo Maciel, no Centro, onde a Feira do Rolo costuma funcionar, o que não aconteceu neste domingo (22).

A feira livre da Gustavo, por outro lado, estava autorizada, afinal, comercializa produtos considerados essenciais. Mesmo assim, houve queda de 70% do movimento, conforme estimativa do prefeito. O chefe do Executivo municipal calculou, também, que 40% dos feirantes resolveram ficar em casa.

Até o momento, o município registra 36 casos suspeitos de Covid-19, mas nenhuma confirmação. Os dados, de acordo com Gazzetta, serão atualizados na segunda-feira (23).

Ler matéria completa