Bauru e grande região

Regional

Lençóis tem Central de Atendimento para orientar a população

Até o momento, a cidade abriga três casos suspeitos da Covid-19, mas nenhuma confirmação

por Cinthia Milanez

22/03/2020 - 17h26

Divulgação

Atendimentos começam nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista criou a Central de Atendimento para orientar a população sobre os sintomas do coronavírus e, ainda, indicar onde buscar atendimento médico. O serviço terá início amanhã (23) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os números de telefone são: (14) 99820-2378, (14) 99651-9016 e (14) 99748-4918.

O último boletim epidemiológico, publicado no sábado (21), às 19h, mostra que a cidade possui três casos suspeitos da Covid-19, mas nenhuma confirmação. Outras três ocorrências foram descartadas.

De acordo com o fluxo de atendimento definido pela Saúde, apenas as pessoas com sintomas moderados, como febre e mais alguma queixa gripal (tosse, coriza ou dor de garganta), e graves (febre, sintoma gripal e falta de ar) deverão buscar atendimento médico. Já em relação aos demais pacientes, a recomendação é a de ficar em casa.

Além disso, as unidades Estratégia de Saúde da Família "Antônio Benedetti" (Monte Azul), Estratégia de Saúde da Família "João Paccola Primo" (Núcleo Luiz Zillo) e Ambulatório de Especialidades "Dr. Antônio Tedesco" (Centro) atenderão somente pacientes com os sintomas de infecção pelo coronavírus.

Já a UBS "Dr. Antônio Leão Tocci" (Cecap), a UBS "Dr. José Antônio Garrido" (Jardim Ubirama) e a Estratégia de Saúde de Família "Dr. José Nege" (Jardim Cruzeiro) estarão focadas nas queixas clínicas agudas.

As demais unidades ficarão fechadas e os servidores serão deslocados para reforçar o atendimento naquelas apontadas acima. 

Segundo o município, só os casos de urgência e emergência, além daqueles que apresentarem falta de ar, deverão procurar pela UPA.

SALA DE ESPERA

Falando nisso, a UPA de Lençóis passará a ter uma sala de espera externa a partir de amanhã, dia 23 de março. O local ficará na frente da unidade, na rua Sete de Setembro. A via, inclusive, será interditada no trecho entre as ruas São Paulo e Piedade.

A unidade manterá a distância necessária entre uma cadeira e outra, evitando a disseminação da doença. Os pacientes sintomáticos serão classificados pela enfermeira e triados pelos médicos no espaço externo, restringindo a sua entrada na UPA.

Abaixo, seguem os endereços das outras unidades de saúde de Lençóis:

Sintomáticos de Covid-19

Estratégia de Saúde da Família "Antônio Benedetti": rua Antônia Foganholi Paccola, 290, Jardim Monte Azul

Estratégia de Saúde da Família "João Paccola Primo": rua dos Lavradores, 34, Núcleo Habitacional Luiz Zillo

Ambulatório de Especialidades "Dr. Antônio Tedesco": avenida Brasil, 686, Centro

Queixas clínicas agudas 

UBS "Dr. Antônio Leão Tocci": rua Dias Gomes, 37, Núcleo Habitacional João Zillo

UBS "Dr. José Antônio Garrido": avenida Marechal Dutra, 895, Jardim Ubirama

Estratégia de Saúde de Família "Dr. José Nege": rua Bahia, 294, Vila Cruzeiro

Ler matéria completa