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Economia & Negócios

Saque da aposentadoria: banco orienta

Pagamento começa nesta quarta-feira (25), mas a recomendação, diante da pandemia de coronavírus, é evitar aglomerações

por Tisa Moraes

25/03/2020 - 05h50

Vinicius Bomfim

Emerson Zana, do Banco do Brasil, orienta os aposentados

O pagamento para aposentados e pensionistas do INSS começa nesta quarta-feira (25) e os bancos orientam os beneficiários a evitar aglomerações. O JC ouviu as recomendações de dois dos principais bancos públicos brasileiros, que oferecem opções para que os idosos, considerados grupo de risco para o desenvolvimento de sintomas graves do coronavírus, fiquem mais protegidos contra a pandemia.

Superintendente regional do Banco do Brasil, Emerson Zana afirma que, historicamente, uma parcela significativa de aposentados e pensionistas opta por ir às agências já no primeiro dia em que o benefício fica disponível para saque. "Nossa preocupação é que o fluxo de pessoas aumente muito, o que agrava o risco de contaminação", alerta.

Ele explica, contudo, que o cartão de benefício do INSS também pode ser utilizado como cartão de débito, para fazer compras diretamente em farmácias, padarias, açougues e supermercados. "Boa parte dos estabelecimentos aceita o pagamento em cartão", acrescenta. A senha é a mesma usada para fazer o saque nas agências bancárias.

Ele frisa, ainda, que pagamentos de contas podem ser feitos por meio de canais digitais, como aplicativos de celular e Internet Banking. Outra opção é utilizar caixas eletrônicos de bancos 24 horas (terminais vermelhos), que aceitam diversos cartões bancários e podem ser encontrados em alguns estabelecimentos comerciais.

"Outra opção são os correspondentes bancários, que, às vezes, estão mais próximos da residência do beneficiário", observa. Se, mesmo assim, o beneficiário optar por ir até uma agência bancária, deverá privilegiar os horários de menor movimento, a partir do final da tarde. Neste caso, o saque deverá ser feito em terminais de autoatendimento, que funcionam até as 22h.

"Na fila, é importante manter a distância mínima de dois metros de uma pessoa para outra", pontua Zana. Ele lembra, ainda, que, por conta da pandemia, o aposentado ou pensionista não precisará realizar prova de vida para receber o benefício nos próximos 120 dias. Em caso de dúvidas, o usuário pode acionar a central de atendimento por meio do telefone 0800-7290001 ou no site http://www.bb.com.br/.

CAIXA

A Caixa Econômica Federal também reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp. Assim, a partir desta terça-feira (24), as agências passaram a funcionar em horário diferenciado, das 10h às 14h, para atendimento apenas de casos que não podem ser tratados por telefone, aplicativos do banco e demais serviços digitais.

Desde segunda-feira (23), os clientes da Caixa também podem ser atendidos via WhatsApp, pelo 0800-7268068. Assim como o Banco do Brasil, a Caixa manterá a abertura antecipada em uma hora de parte de suas agências, exclusivamente para o atendimento de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

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