Bauru e grande região

 
Bairros

Sem asfalto, rua vira 'lixão'

Trecho entre as alamedas Topázio e Cartago virou 'dor de cabeça' aos moradores

por Ana Beatriz Garcia

02/06/2020 - 06h00

Aceituno Jr.

Repleta de lixo e entulho, trecho da alameda Cartago, no Parque Santa Edwirges, preocupa

Um trecho entre as alamedas Topázio e Cartago, no Parque Santa Edwirges, em Bauru, virou motivo de preocupação para quem vive nos arredores. De acordo com os moradores, a via está sem asfalto há tempos e, com isso, as pessoas passaram a descartar resíduos no endereço. O local virou praticamente um "lixão".

Maria de Jesus Coutinho Vieira, de 63 anos, mora por ali e critica a situação. "Outras quadras da alameda Cartago foram asfaltadas, mas a quadra 1 não. Então, tanto os moradores daqui quanto as pessoas que vêm de fora com 'carretinha' jogam lixo e entulho no meio da rua", conta.

O problema, que gera preocupação e indignação, fez com que ela e demais moradores começassem até a discutir com quem vai até o local para jogar lixo. "Eu e outros vizinhos já brigamos muito. Tem outros moradores que têm medo de falar com quem está fazendo isso. Minha neta já até gravou vídeo de quem veio de fora do bairro pra jogar entulho. Isso quando não ateiam fogo e aumenta o mau cheiro", diz. "Nossa maior preocupação é com a saúde, o medo dos bichos peçonhentos. Temos crianças por aqui, isso não pode continuar", completa.

Para tentar resolver o problema, Maria afirma que entrou em contato com a Ouvidoria da prefeitura, o que, segundo ela, não foi suficiente. "Fiz a denúncia e me disseram que, por não ser um terreno, a prefeitura não poderia fazer nada. Disseram que não haveria como fazer com que as pessoas parassem de jogar lixo na rua", pontua. "A situação é antiga e a gente está aqui, quase em estado de abandono, porque é tudo pela metade", complementa.

NÃO FINALIZARAM

Acionada, a Secretaria Municipal de Obras, por meio de nota, informa que as obras no local ainda não foram finalizadas. "A alameda Cartago será pavimentada das quadras 1 a 3 e a Topázio será pavimentada das quadras 1 a 4. Os trabalhos ainda não terminaram", diz o texto, que não dá um prazo para o serviço ser finalizado.

Ainda segundo a nota, os responsáveis serão notificados. "Os proprietários serão identificados e receberão notificação para realizar a limpeza do local. Todas as reclamações recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas para os setores competentes para identificação e notificação dos proprietários", conclui.

Ler matéria completa