Bauru e grande região

 
Geral

FOB quintuplica a capacidade de exames para detectar Covid

USP recebeu insumos para testes e extrator automático do governo do Estado

27/06/2020 - 05h00

Malavolta Jr.

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP, recebeu o primeiro lote de insumos para testes da Covid-19 do governo do Estado

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP recebeu o primeiro lote de insumos para testes da Covid-19 do governo do Estado por meio do Instituto Butantã. Além disso, o órgão enviou um extrator automático, aparelho que faz toda a primeira parte do processo da testagem, que é a extração do RNA viral de forma automatizada. Com isso, a capacidade de testes diários chega a 250, cinco vezes mais do que a anterior.

Segundo Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, com esse equipamento, foi possível analisar 32 amostras a cada 35 minutos, resultando na potencialização da força de trabalho das análises no Laboratório de Farmacologia da FOB com a realização dos testes moleculares para o diagnóstico da Covid-19. "Em termos práticos, a chegada desses insumos e do extrator automático quintuplicou a nossa capacidade de trabalho. Nós tínhamos uma média de 50 amostras analisadas por dia e, hoje, nós temos a capacidade de fazermos a análise de 250 amostras por dia", conclui Santos.

O professor informa que, até o dia 17 de junho, foram feitos 2.443 testes de amostras provenientes de hospitais e instituições públicas de Bauru e região. Isto foi possível com recursos da própria FOB e com doações de pessoas físicas e empresas por meio da Fundação Estudos Odontológicos (Funbeo).

O total de doações recebidas foi de R$ 71.607,57. Outros R$ 30.000 foram adquiridos por meio de um projeto encaminhado com um edital da Justiça Federal.

Carlos Ferreira dos Santos agradece a todos e adianta que há um plano de testar toda a comunidade universitária das três unidades do Câmpus USP de Bauru - a FOB, o HRAC e a Prefeitura do Câmpus -, mas ressalta que será com recursos próprios e não com esses insumos advindos do governo estadual.

Ler matéria completa