Bauru e grande região

 
Geral

Bauru tem a terceira menor taxa de letalidade de Covid no Estado de SP

Ranking divulgado ontem pela Secretaria de Desenvolvimento Regional considera as cidades com mais de 100 mil habitantes

por Vitor Oshiro

15/07/2020 - 05h00

NIAID/Fotos Públicas

Novo SARS-CoV-2 de Coronavírus Covid

Bauru ocupa a terceira colocação no ranking de menor taxa de letalidade pela Covid-19 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo. A informação foi prestada nesta terça-feira (14) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O índice bauruense de mortalidade apresentado pelo Estado é de 2,06%.

Na lista das dez cidades com melhores resultados, além de Bauru, também consta Botucatu, que aparece na quarta colocação (confira, no quadro ao lado, o ranking com as dez cidades).

Segundo Vinholi, dois fatores explicam os bons resultados nestes municípios. "Primeiro, a qualidade no tratamento de saúde; em seguida, a política de testagem para o vírus, que é fundamental para seguir avançando em todo o Estado junto com nosso programa de rastreamento, anunciado na última semana, que possibilitará melhoras na evolução da pandemia. Com essas ações, mantemos o Estado com atendimento pleno na área de saúde e com todas as pessoas em condições de atendimento", afirmou o secretário, durante a coletiva de imprensa.

Vale destacar que, conforme o JC noticiou, este programa de rastreamento citado por Marco Vinholi coloca Bauru como uma das três cidades paulistas no projeto piloto. O objetivo é rastrear e monitorar pessoas que tiveram contato, por mais de 15 minutos, com pacientes da Covid-19.

Cidade tem novo óbito: homem de 42 anos sem comorbidades

Apesar da boa classificação de Bauru anunciada pelo Estado, o novo coronavírus segue interrompendo vidas e deixando famílias em luto no município. Nesta terça-feira (14), o Departamento de Saúde Coletiva informou a morte de um homem de 42 anos. Além da faixa etária, a 49.ª vítima fatal da Covid-19 na cidade chama a atenção por não ter comorbidades associadas.

Segundo o boletim epidemiológico, o homem apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 28 de junho. O paciente estava internado em um hospital público do município e o óbito ocorreu no último sábado (11), mas o resultado positivo para a Covid foi divulgado nesta terça.

Além das 49 mortes oficializadas até o momento, Bauru conta com quatro óbitos suspeitos ainda em investigação.

CASOS CONFIRMADOS

O novo informe epidemiológico trouxe a confirmação de mais 83 casos da doença. Com isso, o número de registros positivos foi de 2.547 para 2.630.

Já os exames realizados e que descartaram a Covid-19 aumentaram em 434. Agora, são 8.269 testes negativos para o novo coronavírus.

A fila de espera é de 534 pessoas aguardando resultados e a quantidade de pessoas curadas continua em 2.042.

Ler matéria completa