Bauru e grande região

 
Bairros

Ecopontos têm cerca de cinco descartes irregulares por dia

Alerta é feito pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

19/07/2020 - 05h00

Quioshi Goto/JC Imagens

Não é de hoje que os Ecopontos do município enfrentam esse problema; na foto, a unidade do Mary Dota, em dezembro de 2015

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascam) informa que tem registrado cerca de cinco ocorrências de descartes irregulares nos Ecopontos por dia. Em maio, os casos chegaram a 160.

Ao lado do Parque Viaduto, "campeão" de registros, as unidades em que esse tipo de ocorrência é recorrente são Mary Dota, Pousada 1 e Sorocabana, de acordo com os relatórios operacionais da Ascam.

Na maior parte dos casos, os descartes são realizados fora do horário de funcionamento dos Ecopontos e no passeio público, o que é considerado uma infração passível de multa pelo município.

Além de atrapalhar e sujar a calçada, o descarte irregular atrai animais e insetos vetores de doenças transmissíveis, colocando em risco a saúde dos catadores de recicláveis que atuam nos Ecopontos e a população que vive em seu entorno.

APELO À POPULAÇÃO

Por essa razão, a Ascam solicita à população que realize o descarte de recicláveis, volumosos, pneus, resíduos de construção civil, eletrônicos e itens de informática somente no horário de funcionamento dos Ecopontos. "Infelizmente, muitas pessoas têm deixado lixo nas calçadas dos Ecopontos após as 19h, quando encerramos nosso expediente", explica Gisele Moretti, presidente da Ascam.

Os Ecopontos funcionam todos os dias da semana, inclusive feriados, nos seguintes horários: segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingos, das 8h às 16h.

Para sensibilizar os munícipes sobre a correta destinação de resíduos, a Ascam tem reforçado ações de educação ambiental por meio de campanhas em suas redes sociais e salientado informações sobre funcionamento e atendimento dos Ecopontos.

Mais informações sobre reciclagem podem ser obtidas no site www.ascam.org.br.

Ler matéria completa