Bauru e grande região

 
Geral

Com inscrições abertas, Maratona do Enem será online e em dois dias

Ação promovida pelo Lions Estoril e pela Fatec Bauru oferece 90 vagas gratuitas para os estudantes da rede pública

por Bruno Freitas

27/11/2020 - 05h00

Fotos: Lions Estoril/Arquivo 2019

Aulas da Maratona do Enem, que eram realizadas na Fatec, ocorrerão pelo Zoom neste ano por conta da pandemia de Covid-19

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próximo, os estudantes do 3.º ano do ensino médio precisam lidar com as dúvidas multidisciplinares, as dificuldades impostas pela pandemia e a ansiedade de fazer a prova, marcada para os dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, ou 31 de janeiro e 2 de fevereiro na modalidade digital. Para auxiliar alunos de escolas públicas, o Lions Clube Bauru Estoril promove, em parceria com a Fatec Bauru, dois dias da Maratona do Enem.

A ação será em 5 e 12 de dezembro, com oito aulas virtuais em cada dia, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Será utilizada a plataforma Zoom. São 90 vagas disponíveis e as inscrições seguem abertas até quinta-feira (3), por meio do link http://www.bit.ly/3kHSAjh.

O trabalho é desenvolvido há sete anos via parcerias de membros do Lions Estoril e de professores voluntários. O espaço físico utilizado era o da Fatec, mas, com a pandemia, foi adotado o ambiente digital, além da possibilidade de ter, posteriormente, todo o conteúdo de maneira offline disponível.

PARCERIAS

Segundo o ex-governador do Lions Clube e diretor da Fatec Bauru, Sebastião Gândara Vieira, o Lions Estoril já promovia cursinho pré-vestibular há muitos anos. Depois, veio uma parceria com a Unesp e a universidade passou a organizá-lo. E, há sete anos, teve início a Maratona do Enem. De acordo com ele, a pandemia não é impeditivo do projeto continuar.

“Nestes últimos meses, tudo foi transposto do presencial para o virtual. E, com a nossa Maratona do Enem, não poderia ser diferente. A responsabilidade social continua e não podemos deixar de apoiar os alunos de escolas públicas. Vamos ajudar os estudantes dispostos a enfrentar este desafio. É cansativo, mas importante para quem quer ir bem no Enem. Contamos com professores experientes que sabem trabalhar conteúdos densos em curto tempo”, comenta Sebastião Gândara.

DOCUMENTOS

Os candidatos às 90 vagas das aulas gratuitas devem preencher a ficha de inscrição online e anexar documentos escaneados ou fotografados da inscrição do Enem e da matrícula no ensino médio de escola pública. Segundo os organizadores, o comunicado de aprovação da vaga será enviado ao e-mail do candidato. Já o link de acesso do Zoom será enviado também por e-mail dois dias antes das aulas.

Professores voluntários

Participam como colaboradores voluntários os professores especialistas em cursinho pré-vestibular Roberto Caliani (redação), Márcio Francisco Martins (geografia), Bruno Pereira Chies (biologia), José Gustavo da Silva Godoi (geometria), André Silva Lara (história), Marcos Soares Piovesan (física), Ronaldo Gatti (literatura), Gabriel Bianco do Nascimento (inglês), Jalmar Gonçalves (álgebra), Isabel Cristina Viegas Guion (português), Erika Mukai (espanhol), Fernanda Pereira Marinello (português), Octaviano Khalil Axcar (sociologia) e Neto Storniolo (física).

Ler matéria completa