Bauru

Geral

Chuva melhora Rio Batalha e rodízio termina na prática

DAE afirma que o abastecimento já está sendo feito de maneira ininterrupta nos bairros

por Bruno Freitas

11/06/2021 - 05h00

Defesa Civil/Divulgação

Comporta aberta na Lagoa de Captação do Rio Batalha, que atingiu o nível ideal

Uma boa notícia aos bauruenses. As chuvas recentes, principalmente a desta quinta-feira (10), trouxeram alívio ao tempo seco na cidade e fizeram a Lagoa de Captação do Rio Batalha subir ao seu nível considerado ideal: 3,20 metros. Com isso, segundo o DAE, o rodízio de abastecimento de água está suspenso na prática.

A autarquia afirma que somente aguarda as novas precipitações para oficializar a suspensão, contudo, explica que a água já está sendo liberada de forma integral aos 40% dos bauruenses abastecidos pelo Batalha.

O rodízio no fornecimento de água começou no dia 16 de abril, devido à longa estiagem no município, conforme o JC noticiou. Na ocasião, foi definido que os bairros das regiões do Centro, Altos da Cidade e Bela Vista iriam ter o abastecimento alternado com os da Vila Falcão, Alto Paraíso e proximidades, com 24 horas de água na torneira e 48 horas sem. A partir do dia 20 de abril, o revezamento passou a ser a cada 24 horas, o que persistiu até esta semana.

ONTEM

A chuva de ontem contribuiu bastante para a melhoria no nível do Rio Batalha. Até o final da noite, o Centro de Meteorologia (IPMet) da Unesp havia registrado 37,1 milímetros no dia. A precipitação só desta quinta-feira é equivalente à metade do que choveu em junho inteiro no ano passado.

No acumulado dos dez dias deste mês de junho até agora, foram 44,7 milímetros, números otimistas se comparados com maio inteiro, que registrou apenas 19,6 milímetros de chuva.

A Defesa Civil e a Secretaria de Obras informaram que não houve registros de estragos estruturais e alagamentos com a precipitação desta quinta. O Rio Bauru chegou a encher e chamou a atenção dos motoristas na avenida Nuno de Assis, mas não o suficiente para transbordar.

Previsão

E, de acordo com o IPMet, o tempo segue instável em Bauru nesta sexta-feira (11), com céu nublado e chuvas isoladas previstas para ocorrer de forma moderada a forte. As temperaturas seguem em leve declínio hoje, com mínima de 16 graus e máxima na casa dos 23.

Porém, tanto no sábado (12) quando domingo (13), ainda de acordo com o IPMet, não há previsão de chuvas na cidade e o sol volta a "dar as caras", devido ao fato de a frente fria se afastar do Estado.

Ler matéria completa