Bauru

Geral

Videoaula ensinará alunos da rede pública a usar celular para estudar

Palestra amanhã é uma iniciativa do projeto Inclusão Digital, que arrecada aparelhos a crianças e jovens, junto com a Unesp

por Bruno Freitas

24/06/2021 - 05h00

Reprodução

Professoras Vera Capellini e Ketilin Mayra Pedro

O projeto Inclusão Digital, em parceria com a Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, realiza, nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, uma videoaula especial a crianças e jovens estudantes das redes municipal e estadual de ensino. O objetivo é ensiná-los a fazer o uso correto do celular para estudar durante a pandemia. A plataforma utilizada será o canal EducaCiências, no Youtube, que faz parte de extensão interdisciplinar e interdepartamental da universidade.

Haverá uma rápida explanação dos parceiros do projeto, que arrecada telefones a estudantes em situação de vulnerabilidade, e, na sequência, a professora doutora da Unesp Ketilin Mayra Pedro ministrará a aula.

Segundo Vera Capellini, professora e vice-diretora da faculdade de Ciências da Unesp, a palestra leva o nome "Aç@o Digital - celulares no suporte ao ensino e à aprendizagem".

O Projeto Inclusão Digital, da qual Capellini também faz parte, arrecadou, em Bauru, 200 celulares, por meio de um termo assinado entre a Delegacia da Receita Federal em Bauru, Juizado Especial da Infância e da Adolescência do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15), Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Bauru e a Unesp.

Outros 40 aparelhos foram doados pela população em pontos de coleta espalhados em supermercados da rede Confiança (essa arrecadação ainda continua) e, de acordo com a professora, mais telefones serão doados por meio da Receita Federal, originários de apreensões por equipes policiais.

OBJETIVO

Segundo Vera Capellini, os estudantes vão ser ensinados, na videoaula, a usar os telefones para a educação de modo geral. "Eles precisam entender que celular não é só rede social. Vamos convidar todas as crianças beneficiárias desses aparelhos para assistir à aula, mas o espaço está aberto para todos, com direito à possibilidade de perguntas e certificado. Queremos que os celulares possam colaborar com o ensino na pandemia, mesmo que o ideal seja o 'olho no olho'. E não dá para ficar esperando o governo", comenta a professora Vera Capellini.

SERVIÇO

A videoaula "Aç@o Digital - celulares no suporte ao ensino e à aprendizagem" ocorre nesta sexta (25), às 10h, e pode ser acessada pelo link: www.youtube.com/channel/UCfhNhs61rvV9khFhlMAcneA.

Ler matéria completa