Bauru

Geral

15,2 mil faltaram na segunda dose da vacina contra Covid

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde são referentes a Bauru e região

22/07/2021 - 05h00

GovSP/Divulgação

Desse montante, a maioria de faltosos em Bauru é em relação à Astrazeneca

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta sobre o crescimento de faltosos da segunda dose de vacinas contra Covid-19. Dados desta semana apontam que, somente no Departamento Regional de Saúde 6 (DRS-6), que compreende Bauru e região, 15,2 mil pessoas não tomaram a carga de reforço, necessária para completar a cobertura vacinal.

Desse montante, a maioria de faltosos é em relação à Astrazeneca. O balanço da pasta revela que 8,9 mil pessoas não retornaram após o período indicado para tomar a segunda dose do imunizante da Oxford. Outros 6,2 mil deixaram de receber a carga de reforço da CoronaVac/Butantan.

"Cada pessoa só fica totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes que preveem este tipo de esquema vacinal. Por isso, é fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose mesmo que já tenha sido ultrapassado. Isso garante a proteção para si e para a população, reforçando este trabalho coletivo de combate à pandemia", afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

NO ESTADO

Em todo o Estado, a realidade também é preocupante. Nesta semana, o número de faltosos chegou a 642 mil, um aumento de 168% desde o começo deste mês.

Entre o total, 284,4 mil ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina do Butantan e 357,6 mil da AstraZeneca. Três semanas atrás, o balanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado.

As prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de São Paulo apoia a ação com o envio de mensagens via SMS e por e-mails à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.

ESQUEMA VACINAL

O esquema vacinal completo de imunização contra Covid-19 prevê duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas). Se o prazo for ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.

Ler matéria completa