Bauru

Geral

Covid: testagem em 2021 supera 2020

Foram 78.312 testes de detecção em seis meses e meio deste ano e 77.959 exames de março a dezembro do ano anterior

22/07/2021 - 05h00

Thayna Polin/Prefeitura de Bauru

Neste ano, a média é de 387 testes diários de detecção da Covid

Nesta quarta-feira (21), o volume de testes para detecção de casos de Covid-19 aplicados em Bauru em seis meses e meio de 2021 superou o número de exames realizados em cerca de nove meses de 2020. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, publicado todos os dias no site da prefeitura.

Em 2020, foram realizados 77.959 testes da Covid-19 em Bauru, entre março, quando começou a pandemia, e o final do ano. Já em 2021, em seis meses e meio, Bauru já realizou 78.312 testes.

A testagem, conforme destaca a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, "é importante para identificar casos, para o devido tratamento e isolamento dos pacientes, ou para o descarte quando o teste aponta resultado negativo".

Os dados são relativos a exames de todos os tipos feitos nas redes pública e privada, incluindo laboratórios particulares, uma vez que a notificação da Covid-19 é compulsória.

Neste ano, a média é de 387 testes por dia em Bauru. A prioridade é para a testagem de casos sintomáticos. Comparando ainda com o ano passado, foram 281 testes diários feitos em Bauru.

TESTE POR CASO

Contudo, em 2020, a cada 3,76 testes feitos, um caso da doença foi confirmado. Esse número é menor em 2021, sendo que a proporção é de 2,29 exames para cada confirmação da doença, o que revela a gravidade maior da pandemia de coronavírus neste ano e, por consequência, maior demanda de doentes ou suspeitos por testes.

REDE PÚBLICA

Na rede pública municipal, pessoas que estão com sintomas gripais ou respiratórios podem procurar uma das UBSs de referência para a Covid-19. A unidade do Geisel funciona todos os dias, das 7h até meia-noite; a UBS da Vila Falcão atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; e a do Núcleo Mary Dota abre de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Algumas ações também foram realizadas, como uma testagem rápida de feirantes, em maio, e outra aberta ao público, em junho. Esta última ação também seria voltada inicialmente a feirantes, produtores e trabalhadores rurais, mas também foi estendida a outros interessados, uma vez que muitos do público inicial já estavam vacinados.

"A Secretaria de Saúde lembra ainda que, além da testagem, a prefeitura ainda vem fazendo a campanha de vacinação, que já chegou a mais da metade da população", frisa a pasta, complementando que as demais medidas para controle da pandemia devem ser mantidas.

Ler matéria completa