Bauru

Geral

Cidade completa 3 semanas sem mortes por Covid-19

Trata-se do mais longo período sem registros de óbito desde o início da pandemia em Bauru

por Tisa Moraes

14/10/2021 - 05h00

JuRehder

Média móvel de mortes

Bauru completou, nesta quarta-feira (13), três semanas sem notificações de mortes por Covid-19 nos boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura. Trata-se do período mais longo sem novos registros de óbito desde o início da pandemia na cidade, em 30 de março de 2020. Também não há nenhuma morte suspeita em investigação no momento.

A última vítima fatal foi comunicada nos boletins no dia 22 de setembro. Atualmente, são 1.228 mortes e 58.975 casos pelo novo coronavírus em toda a pandemia, sendo que 55 registros foram notificados nesta quarta-feira.

Os números mostram um arrefecimento consistente da pandemia, em um cenário completamente diferente do enfrentado pela cidade no primeiro semestre deste ano, principalmente em abril, quando o índice chegou a oito pessoas perdendo a vida para a Covid-19 a cada dia, segundo média móvel apurada semanalmente pelo JC.

Da mesma forma, o volume de internações segue em patamares baixos. Há 17 dias, as UTIs Covid do Hospital Estadual (HE) e hospital de campanha, instalado no Hospital das Clínicas, estão com 10% de ocupação ou abaixo deste patamar.

O baixo índice, inclusive, levou o governo do Estado a retomar o atendimento de outras patologias no HE desde a última sexta-feira (8), com desmobilização de quase todos os leitos da UTI Covid daquele hospital, sendo nove reservados a doenças respiratórias, incluindo a provocada pelo coronavírus.

VACINAÇÃO

O avanço do processo de vacinação é apontado como o principal responsável pela queda de internações, casos e pelos 21 dias seguidos sem mortes por Covid-19 em Bauru.

Para se ter ideia, 312.981 pessoas com 12 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose da vacina no município, o que equivale a 96% dos moradores que integram o público-alvo com indicação para receber o imunizante.

Deste grupo, 74%, ou 241.024 habitantes, conseguiram completar o esquema de imunização, sendo 232.507 com duas doses e 8.517 com a dose única da Janssen.

Além disso, 11.521 idosos a partir de 60 anos ou pessoas imunossuprimidas já receberam a dose adicional da vacina contra o novo coronavírus.

Ler matéria completa

×