Bauru

Geral

FOB lança placa de formatura digital

Implantação da tecnologia foi marcada por homenagem ao professor Janson, falecido em 30 de julho e idealizador do projeto

17/10/2021 - 05h00

Edmilson Oliveira/FOB-USP

Marília Buzalaf, Carlos dos Santos e Suzana Janson Franciscato, durante a inauguração das placas em formato digital na FOB/USP

A FOB/USP implantou placas de formatura em formato digital. O lançamento da tecnologia foi marcado por uma homenagem ao professor Guilherme dos Reis Pereira Janson (falecido em 30 de julho deste ano), que foi o idealizador do projeto e completaria 63 anos no último dia 9.

As placas de formatura tradicionais sempre ficaram penduradas no saguão de entrada da faculdade. Porém, com 84 turmas formadas até o final de 2020, a quantidade inviabilizava alocação pelo espaço físico.

Foi montada, então, uma comissão, presidida pelo professor Guilherme, para encontrar melhor solução à questão. Ele, então, idealizou as placas digitais.

A TV touch screen com o software - desenvolvido pela Seção de Tecnologia Educacional da FOB - está localizada no saguão de entrada da instituição.

Por meio da interface, o visitante pode tocar no item correspondente ao ano e ao curso desejado. A imagem da respectiva placa é exibida durante um minuto. A exibição pode ser interrompida antes desse tempo com novo toque em qualquer lugar da tela, para escolha de outra placa. Após um período de inatividade, o programa passa a exibir uma animação com todas as placas.

HOMENAGEM

A implantação da nova tecnologia contou com uma cerimônia limitada a poucos convidados em razão da pandemia. Na ocasião, o diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos, destacou o papel do professor Guilherme na solução. "Ele era muito querido aqui na comunidade. Essa é uma homenagem singela, mas feita com muito amor, em reconhecimento à ideia que ele teve, esse projeto inovador, e também pela data simbólica, por conta do aniversário dele", ressaltou o dirigente, ao entregar placa para Suzana Janson Franciscato, irmã de Guilherme.

"Agradeço de coração essa homenagem. Sei que ele estaria aqui muito feliz podendo compartilhar isso com vocês. Fico muito feliz de estar aqui representando, é um orgulho", disse Suzana, emocionada.

Também participaram da cerimônia a vice-diretora da FOB, Marília Buzalaf, e servidores que colaboraram com o projeto.

 

Ler matéria completa

×